Retomada da obra no Complexo de Araçoiaba reacende expectativa de nomeação para policiais penais. Foto: Hesíodo Góes/Secom
A retomada das obras no Complexo de Araçoiaba, anunciada pelo Governo de Pernambuco, reacende a expectativa dos policiais penais aprovados no último concurso para que sejam nomeados.
O edital de licitação para a conclusão da unidade 2 já foi publicado e faz parte da reestruturação do sistema prisional do estado, dentro do programa Juntos pela Segurança.
O Complexo de Araçoiaba é composto por três unidades (1, 2 e 3), todas retomadas na atual gestão estadual. A unidade 1, composta por duas cadeias públicas masculinas, teve suas intervenções reiniciadas no ano passado. A previsão de entrega é para o primeiro semestre deste ano. São 814 vagas totais.
Já a unidade 3, foi retomada em fevereiro deste ano e é composta por três cadeias públicas masculinas, com 1.164 vagas totais. A unidade 2 contribuirá para a finalização e operacionalização dos sete presídios, com um total de 2.754 vagas, que compõem o Complexo de Araçoiaba.
Com a ampliação, a necessidade de um efetivo maior se torna evidente. Desde janeiro de 2023, o governo entregou 1.854 vagas e prevê a criação de um total de 7 mil, reforçando a demanda por novos profissionais para garantir a segurança e o funcionamento adequado das unidades.
A expectativa entre os policiais penais aprovados é de que o avanço das obras seja acompanhado pela convocação de novos servidores.
Os serviços fazem parte da reestruturação do sistema penal, meta do programa Juntos pela Segurança, que visa o aumento de vagas e a melhoria das condições estruturais que favoreçam o processo de ressocialização da pessoa em privação de liberdade.
Com essa retomada, a gestão estadual vai concluir toda a reestruturação do complexo penitenciário, que ainda abrange as unidades 1 e 3, que já estão em obras.
O valor do investimento para o equipamento 2 é na ordem de R$ 40 milhões, com recursos federais e contrapartida estadual, e a área construída é de aproximadamente 13 mil m². A unidade é composta de duas cadeias públicas masculinas, com 388 vagas cada uma, totalizando 776 vagas.
Para o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, a criação de novas vagas é importante para o avanço do sistema prisional de Pernambuco.
2
02:07, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+