19 de fevereiro de 2025 às 10:23 - Atualizado às 10:32
Governadora Raquel Lyra comprimentando penais. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura
O Governo Raquel Lyra retomou a construção de três unidades prisionais masculinas em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.
A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) concluirá as obras, paralisadas há mais de uma década, como parte do programa Juntos pela Segurança, que busca reestruturar o sistema penitenciário e investir na ressocialização.
“A melhoria da segurança em nosso Estado passa pela reestruturação do sistema penitenciário. Por meio do Juntos pela Segurança, estamos criando mais unidades prisionais para garantir melhores condições de trabalho aos servidores e manter aqueles que estejam privados de liberdade isolados. Nos últimos dois anos já criamos mais de 1,8 mil vagas no sistema prisional e nomeamos mais de 660 policiais penais. Dentro de seis meses faremos mais esta entrega com a conclusão da obra em Araçoiaba”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Nesta nova fase, o investimento será de R$ 30,6 milhões, combinando recursos federais e estaduais. Assim, cada unidade terá 388 vagas, totalizando 1.164 novas acomodações no sistema prisional.
Com isso, a possibilidade da nomeação de mais de 630 aprovados no concurso da Polícia Penal se torna cada vez mais real.
“Estamos empenhados em garantir dignidade às pessoas privadas de liberdade, o que passa diretamente pela criação de novas vagas e pela ressocialização dos reeducandos. Isso faz parte da política do Juntos pela Segurança e temos trabalhado para cumprir a missão dada pelo Governo do Estado”, enfatizou o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes.
Então, a equipe concluirá a obra em seis meses, após a assinatura da ordem de serviço em 13 de fevereiro. Os trabalhos incluem instalações elétricas, hidrossanitárias, revestimentos, pintura, tanto quanto urbanização.
“A expertise da Cehab na execução de obras e gestão facilita para que possamos cumprir o cronograma, acompanhar de perto e garantir a entrega dentro do menor prazo possível”, afirmou Paulo Lira, diretor-presidente da Companhia.
A construtora Planalto Pajeú venceu a licitação em 2024, após a rescisão do contrato com a empresa anterior, que havia executado 65% do projeto.
O governo contratou as unidades prisionais junto à Caixa em 2012, assinou as ordens de serviço em 2014 e previa a conclusão para 2015.
“Nosso sistema prisional enfrenta grandes desafios. Projetos como os presídios de Araçoiaba e Itaquitinga foram atualizados pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE). O Governo tomou uma decisão assertiva ao retomar essas obras com a maior qualidade possível”, afirmou Rodrigo Ribeiro, secretário de Projetos Estratégicos.
Entre 2023 e 2024, Pernambuco entregou 1.854 novas vagas, sendo 954 no Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL) e 900 na unidade 2 do Presídio de Itaquitinga (PIT 2).
Em suma, a meta é criar 7.950 vagas até 2026.
1
2
3
4
14:50, 15 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
Com saída no Hotel Íbis de Piedade, o grupo vai passar pelas famosas avenidas da Zona Sul do Recife.
As especulações surgiram após a divulgação de um vídeo em que a mãe do adolescente relata, com preocupação, o estado de saúde do filho.
Em 5 de novembro de 1993, o desembargador aposentado foi escolhido como um dos representantes da OAB, na vaga do quinto constitucional.
mais notícias
+