Pernambuco, 16 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Governadora Raquel Lyra autoriza construir Conjunto Habitacional Frei Caneca, no Recife

O projeto, parte do programa Morar Bem Pernambuco, beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social.

19 de fevereiro de 2025 às 08:36   - Atualizado às 08:46

Governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, ao lado de idosa.

Governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, ao lado de idosa. Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra assinou, na terça-feira, 18 de fevereiro, a ordem de serviço para a construção do Conjunto Habitacional Frei Caneca, localizado no bairro de Santo Amaro, Recife.

O projeto, parte do programa Morar Bem Pernambuco, beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo 42 que anteriormente viviam em condições precárias sobre o Canal Santa Terezinha, próximo à sede da Compesa. O investimento na obra será de R$ 7,37 milhões.

Raquel destaca dignidade às famílias

Durante o evento, Raquel Lyra destacou a importância do projeto para garantir moradia digna às famílias da comunidade de Santa Terezinha.

“Nós temos muito carinho em poder garantir moradia digna às pessoas da comunidade de Santa Terezinha, que estavam morando em palafitas, em cima de um canal, e em péssimas condições. Enquanto as obras do habitacional acontecem, asseguramos o auxílio-moradia para elas. Com isso, vamos dar destino ao prédio Frei Caneca, um prédio histórico que funcionava como a Vice-Governadoria e foi abandonado. E não vai parar por aqui, o prédio da frente vai virar uma creche, um espaço comunitário, onde as crianças vão poder estudar ao lado de casa”, afirmou a governadora.

A princípio, a construção ocorrerá em um terreno cedido pelo Estado na Avenida Cruz Cabugá, onde antes funcionava a Vice-Governadoria.

A área de 7.300,12 m² está estrategicamente localizada próxima a serviços essenciais, como saúde, educação e comércio, além de vias importantes da cidade, como a Avenida Norte e a Avenida Agamenon Magalhães.

Projeto habitacional

O conjunto habitacional contará com três blocos multifamiliares, totalizando 48 apartamentos. Cada unidade terá 43,49 m², com dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda.

Além disso, o projeto inclui uma infraestrutura completa de lazer e acessibilidade, com quadra esportiva, praça da primeira infância, área para jogos de tabuleiro, estacionamento e bicicletário.

A equipe adaptará algumas unidades para pessoas com deficiência, garantindo inclusão.

De acordo com a vice-governadora Priscila Krause, o projeto representa mais do que a entrega de moradias, pois resgata a dignidade das famílias beneficiadas.

"Um projeto como esse devolve às pessoas a capacidade de sonhar através de uma moradia digna. Era inadmissível que se olhasse para aquela situação e simplesmente ignorasse a presença dessas pessoas e a necessidade delas de terem uma vida diferente. Quando a gente coloca as pessoas numa moradia digna, a gente cuida de uma geração inteira", afirmou.

Expectativa

A equipe social da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) cadastrou as famílias beneficiadas. Ana Paula Montenegro da Silva, uma das contempladas, celebrou a conquista após 12 anos de espera.

"É um sonho que muita gente onde eu moro pensava que não ia sair. Eu já me afundei quatro vezes, no meio da casa, perdi televisão, fogão, não tenho nada. Eu morava só. Não via a hora de sair dali, mas finalmente consegui. O sentimento é maravilhoso, eu choro de alegria", contou Ana.

Então, a Sanco Engenharia, vencedora do processo licitatório, será responsável pela execução da obra.

O diretor da empresa, Marcelo Raposo, garantiu que a equipe concluirá a construção em oito meses, com previsão de entrega até o final do ano.

“A gente tem um sistema construtivo diferenciado, que é um sistema construtivo industrial com parede de concreto. A gente vai acelerar a obra para cumprir com esse compromisso firmado com a governadora e entregar até o final do ano”, afirmou.

A promotora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Fernanda Nóbrega, destacou que a construção do habitacional representa um avanço significativo para a comunidade, após anos de negociações.

"Foram muitas tratativas com outras autoridades que teriam atribuição para resolver a questão, mas foi o Governo do Estado que se mostrou muito disponível e teve total empatia com a situação", ressaltou.

O deputado estadual João Paulo também reforçou a importância da iniciativa para os moradores.

“A grande obra é cuidar das pessoas e hoje aqui as pessoas são tiradas em condições de palafitas e vão receber um apartamento agora no final do ano”, disse.

Por fim, a assinatura da ordem de serviço contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a secretária de Administração, Ana Maraíza, e o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

14:04, 16 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Nikolas Ferreira e Bolsonaro.
Resposta

Nikolas Ferreira: "Agora é obrigado a achar petista bonita?"

O deputado defendeu Jair Bolsonaro após o ex-presidente afirmar que mulheres de esquerda são "incomíveis".

Lula e Coronel Alberto Feitosa.
Crítica

Vídeo: Deputado Feitosa relembra que Lula já fez campanha para anistia

O parlamentar também afirmou que presidente recebe uma indenização mensal de mais de R$ 10 mil como reconhecimento por ter sido 'anistiado'.

Relator da anistia, Rodrigo Valadares, ao lado de Bolsonaro
8 de janeiro

Relator da Anistia na Câmara afirma que a proposta "está mais viva do que nunca"

Rodrigo Valadares discursou no ato "Anistia Já" e reafirmou compromisso com a aprovação do projeto.

mais notícias

+

Newsletter