03 de outubro de 2024 às 13:35 - Atualizado às 14:16
Operação apreende quase 11 mil garrafas de whisky, no Porto de Suape. Foto: Divulgação/PCPE
A Polícia Civil de Pernambuco realizou uma operação nesta quinta-feira, 3 de outubro, contra uma organização criminosa envolvida em furto qualificado e receptação. A ação, que ocorreu no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, cumpriu nove mandados de busca e apreensão.
A investigação, iniciada em agosto de 2024, foi conduzida pela Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos de Cargas (DPRFC), e teve como foco um furto de 10.800 garrafas de whisky no Porto de Suape, com prejuízo estimado em R$ 1 milhão. O nome da operação, Scott, faz referência à carga subtraída. Parte da carga foi recuperada, mas há produtos ainda em circulação no mercado.
A operação também contou com o apoio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), que apreendeu diversos materiais sem nota fiscal. Esses itens ainda estão sendo contabilizados.
Entre os locais onde ocorreram as apreensões estão o Mercado Público de Piedade, em Jaboatão, e os bairros da Caxangá e Iputinga, no Recife. Durante a operação, três pessoas foram presas em flagrante por receptação qualificada e associação criminosa. Elas eram comerciantes que estavam na posse dos produtos roubados, e a polícia agora investiga o envolvimento de cada uma.
O motorista envolvido no crime foi interrogado e confessou sua participação, mas não foi preso devido ao período eleitoral, que impede o cumprimento de mandados de prisão.
A Polícia Civil acredita que mais quatro pessoas estão envolvidas no esquema. As investigações continuam e devem ser concluídas até o final do ano. Os crimes apurados incluem associação criminosa, furto qualificado e receptação qualificada.
A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou, na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro, a 50ª Operação de Repressão Qualificada do ano denominada "SCOTCHES", vinculada à Diretoria Integrada Especializada – DIRESP. A investigação foi iniciada em agosto de 2024, com o objetivo de identificar e desarticular Associação Criminosa voltada à prática dos crimes de Furto Qualificado e Receptação Qualificada.
Nesta quarta, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão domiciliar no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na região Metropolitana, todos expedidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.
Na execução estão sendo empregados 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL, contando ainda com o apoio operacional da Diretoria de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda – DOE/SEFAZ-PE.
A operação está sob a presidência do Delegado Luiz Alberto Braga, Titular da Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos de Cargas – DPRFC, unidade integrante do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais – DEPATRI.
1
2
3
4
14:57, 15 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
O homem é acusado de matar sua ex-companheira, em 2009, e orquestrar o assassinato de uma segunda ex-companheira, em 2013.
A exclusão do conteúdo ocorreu logo após o coronel da PMPE afirmar que " organizada nenhuma tem poder de determinar qual a camisa que o torcedor deve ir ao estádio".
As cidades de Serra Talhada e Ouricuri, ambas no Sertão e Garanhuns, no agreste pernambucano, também ganharão novas unidades hospitalares.
mais notícias
+