O pagamento será realizado em junho de 2025 para toda a categoria, assim como os retroativos de janeiro a maio para quem estava abaixo do Piso Salarial.
Governo Raquel Lyra e Sintepe fecham acordo Fotos: Portal de Prefeitura e Arquivo/ Sintepe
Os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual de ensino aprovaram na quinta-feira, 24 de abril, a proposta de negociação entre o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) e o Governo do Estado, concluindo portanto a pauta financeira da Campanha Salarial 2025 dos servidores da Educação de Pernambuco.
Os reajustes que variam entre 6,27% e 8,38% para professores, distribuídos em toda a carreira do magistério também foram aprovados. Já para analistas e administrativos, o aumento será linear de 6,27%, inclusive para o apoio escolar.
O pagamento do reajuste será realizado em junho de 2025 para toda a categoria, assim como os valores retroativos de janeiro a maio para quem estava abaixo do Piso Salarial, também serão pagos em junho de 2025.
O Governo acatou a reivindicação do Sintepe de destravar a progressão nas faixas salariais da educação. A conquista foi a alteração dos interstícios (intervalos onde há aumento de salário dos servidores).
Entre as faixas A e B, haverá mudança de 1% para 1,5%. Entre as classes I e II, haverá mudança de 2 para 2,5%.
Deste modo, haverá mobilidade na carreira, apesar de não ser a idealizada pelo Sindicato. Nas faixas C e D e nas classes III e IV continuam os interstícios atuais.
Analistas e administrativos tiveram suas demandas atendidas para reorganizar a flexibilidade da carga horária entre 30 e 40 horas, da forma que for melhor para o servidor. A gratificação dos analistas sofrerá reajuste de 6,27%, incorporado na aposentadoria.
Enquanto isso, no Recife, os professores municipais ainda enfrentam resistência da prefeitura. O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) classificou como “ofensiva” a proposta apresentada por João Campos, que ofereceu apenas 1,5% de reajuste salarial e R$ 1,00 de aumento no tíquete-alimentação. A proposta foi imediatamente rejeitada pela categoria.
Na reunião mais recente, realizada na quinta-feira (24), os representantes dos professores relataram frustração com a ausência da secretária de Educação, Cecília Cruz, e com a falta de propostas concretas por parte da gestão municipal.
3
08:37, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+