Raquel Lyra e Priscila Krause ao lado de alunos da rede estadual. Foto: Divulgação/Secom
Na tarde da quinta-feira, 24 de abril, os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede estadual de ensino de Pernambuco aprovaram, em assembleia realizada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), a proposta de negociação construída entre a entidade sindical e o Governo do Estado. A proposta recebeu aprovação unânime da categoria.
Entre os principais pontos aprovados está o reajuste salarial que varia entre 6,27% e 8,38% para professores, distribuído de forma diferenciada entre as faixas da Classe A: Classe I com 6,27%, Classe II com 7,32%, Classe III com 7,85% e Classe IV com 8,38%. Já os analistas e administrativos, incluindo o apoio escolar, receberão um reajuste linear de 6,27%.
O pagamento do novo valor será feito a partir de junho de 2025. O retroativo referente aos meses de janeiro a maio será pago aos servidores que estavam com salários abaixo do piso nacional da categoria.
Além do reajuste, outros pontos foram conquistados, como o compromisso de climatização de todas as escolas da rede estadual, uma demanda antiga dos educadores. Também foi aprovada a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), com a proposta de destravar as faixas salariais A, B, C e D. A avaliação de desempenho prevista para 2026, com efeitos em 2027, será construída em parceria com o Sintepe e não será vinculada ao desempenho dos estudantes, tampouco será de responsabilidade exclusiva da chefia imediata. A definição dos critérios será feita com ampla participação da categoria e submetida à discussão em assembleia.
Outras conquistas incluem o prazo de 90 dias para que os trabalhadores administrativos e analistas possam solicitar mudança de carga horária, o reajuste de 6,27% na gratificação dos analistas (com incorporação garantida à aposentadoria) e a criação de uma instrução normativa que assegura o direito à licença-prêmio, bem como a liberação para cursos de mestrado e doutorado.
A governadora Raquel Lyra (PSD) esteve à frente das negociações e acertou um acordo que, segundo o Sintepe, atendeu às principais reivindicações da categoria.
1
2
4
23:27, 15 Jul
23
°c
Fonte: OpenWeather
Com investimento de R$ 60 milhões, o empreendimento será o primeiro da bandeira City Express by Marriott no Brasil.
Camilo Santana visitou nesta terça-feira (15) as obras do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), no Recife.
A tendência de queda foi registrada em praticamente todas as regiões de Pernambuco, com destaque para a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife.
mais notícias
+