Pernambuco, 18 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra prestigia abertura da Campanha da Fraternidade 2026 durante Missa de Cinzas

A escolha do mote da campanha deste ano representa o diálogo da Igreja com o poder público para o desenvolvimento de políticas que tenham como objetivo dar à população acesso ao direito à moradia digna.

Ricardo Lélis

18 de fevereiro de 2026 às 20:33   - Atualizado às 20:33

Governadora Raquel Lyra na Missa de Cinzas.

Governadora Raquel Lyra na Missa de Cinzas. (Foto: Foto: Yacy Ribeiro/Secom)

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, a abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2026, que tem como tema "Fraternidade e Moradia".

O lançamento foi realizado durante a Missa de Cinzas, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, na Igreja Concatedral do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, a Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como lema “Ele veio morar entre nós”, inspirado em trecho do livro bíblico de João (Jo 1,14).

“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano dialoga diretamente com um dos principais pilares do nosso governo, a garantia de moradia digna a todos os que vivem e trabalham neste chão. Isso é dever de todos os governantes e nosso compromisso desde o início da gestão. Por meio do Morar Bem, maior programa de habitação de interesse social da história do Estado, milhares de pernambucanos têm tido acesso a esse direito tão básico e que por muito tempo lhes foi negado. Apenas dando a mão aos que mais precisam teremos, de fato, uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou a governadora Raquel Lyra, que acompanhou a cerimônia ao lado de familiares e secretários estaduais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“A Igreja Católica aborda, todos os anos, temas sociais por meio da Campanha da Fraternidade. A questão da moradia já foi abordada em 1993 e agora, em 2026, ela definitivamente precisa entrar na pauta dos governos e das gestões. Temos orgulho de dizer que Pernambuco possui, hoje, uma política habitacional robusta com o Morar Bem”, completou a vice-governadora Priscila Krause. 

A escolha do mote da campanha deste ano representa o diálogo da Igreja com o poder público para o desenvolvimento de políticas que tenham como objetivo dar à população acesso ao direito à moradia digna.

Veja Também

“O Estado tem papel fundamental na redução do déficit habitacional do nosso país. Nós, como Igreja, temos como dar sinais. Para resolver esse problema precisamos de políticas públicas sérias, que façam frente aos desafios da moradia. A quaresma, que se inicia hoje, deve ser lida e interpretada à luz da Ressurreição. É tempo de penitência com perspectiva de esperança”, declarou o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. 

A Campanha da Fraternidade nasceu na década de 1960, no Rio Grande do Norte. A partir de uma organização pastoral e comunitária, foi possível o lançamento de uma campanha nacional visando a evangelização e focada em temas sociais para promover a fraternidade. 

Morar Bem PE

Em Pernambuco, para garantir o acesso à moradia, o Governo do Estado conta com o programa Morar Bem. A iniciativa promove o direito à moradia por meio de quatro eixos, sendo eles Regularização Fundiária; Entrada Garantida, que oferece subsídios de até R$ 20 mil para pagamento da entrada do financiamento do imóvel; Reforma no Lar, que garante obras de até R$ 18 mil em imóveis; e Retomada de Habitacionais, com o objetivo de concluir obras e entregar unidades de moradia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:46, 18 Fev

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Os Neiffs em apresentação no Carvalheira na Ladeira 2026
Carnaval

Neiff tem microfone cortado e show interrompido por exceder tempo no Carvalheira na Ladeira

Em pronunciamento algumas horas depois do ocorrido, o artista e influenciador, disse que se sentiu humilhado com a situação e aproveitou para explicar através de prints de conversas sobre horário da apresentação.

Agentes da CTTU orientando trânsito do Recife.
Mobilidade

Trânsito pós-Carnaval: Recife ainda mantém interdições e estrutura de mobilidade

Algumas vias seguem parcialmente interditadas, enquanto agentes de trânsito permanecem posicionados em pontos estratégicos para orientar motoristas e pedestres.

Sari viaja a Paris mesmo condenada.
Indignação

"Enquanto Sari viaja a Paris com os filhos, eu vou ao cemitério ver o meu", diz mãe de Miguel

A fala repercute enquanto os recursos permanecem em tramitação no Tribunal de Justiça de Pernambuco e a ré responde em liberdade.

mais notícias

+

Newsletter