Com investimento de R$ 2,22 milhões, o equipamento, que também contemplará um mirante e um café, tem o objetivo de promover a valorização e a difusão do patrimônio cultural e ambiental do parque.
Raquel Lyra firma convênio com o Exército. (Foto: Hesíodo Góes/Secom)
A governadora Raquel Lyra assinou, nesta segunda-feira, 24 de novembro, durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, um convênio com o Comando Militar do Nordeste (CMNE) para a construção de um centro de visitação no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, localizado entre os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Recife.
Com investimento de R$ 2,22 milhões, o equipamento, que também contemplará um mirante e um café, tem o objetivo de promover a valorização e a difusão do patrimônio cultural e ambiental do parque.
“Estamos celebrando a parceria entre o Governo de Pernambuco e o Exército para garantir o início das obras de requalificação do parque. O Monte Guararapes foi palco de muita luta e guarda a história de quem somos, como surgimos e de onde vem a nossa força, além de ter uma paisagem belíssima, mas carecia de infraestrutura. Nos colocamos à disposição para ser parte da solução, desenvolvemos os projetos em conjunto e agora repassamos os recursos para que a primeira etapa possa ser executada”, afirmou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.
A construção do novo centro de visitantes reforça o compromisso do Governo do Estado com o aprimoramento da infraestrutura do parque, ampliando a experiência do público e oferecendo melhores condições para ações educativas, culturais e turísticas.
A iniciativa integra a estratégia de preservar e ativar patrimônios tombados, promovendo acesso qualificado e fortalecendo a identidade cultural pernambucana.
A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, relembrou o período em que as obras estiveram paradas antes da articulação do convênio.
“As obras estavam paradas desde 2022, e agora vamos voltar a investir nesse ambiente. Em breve, entregaremos o espaço a moradores e turistas. É um local de grande valor, que representa nossa história e memória”, enfatizou a titular da pasta.
O convênio é executado por meio da Fundarpe, que ficará responsável pelo acompanhamento e pela fiscalização da obra com sua equipe técnica.
“O Governo de Pernambuco, mais uma vez, realiza uma iniciativa muito importante para valorizar a história e a identidade do povo pernambucano e do Brasil. É um local de força e resistência, profundamente ligado à história do nosso Estado e à base de Pernambuco”, afirmou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.
Tombado em âmbito federal e estadual, o espaço é reconhecido como berço da pátria brasileira. Além de seu valor histórico, o espaço preserva áreas de Mata Atlântica, trilhas e mirantes naturais, sendo um local de memória, pesquisa, visitação e contato com a natureza.
O comandante do CMNE, general Maurílio Ribeiro, destacou a importância do acordo de cooperação.
“Este momento tem grande valor para a preservação do espaço histórico-cultural, que possui uma ligação fortíssima com a formação da nacionalidade brasileira e com a origem do Exército Brasileiro, já que é o local onde ocorreram as Batalhas dos Guararapes, no século XVII”, detalhou.
“Esse passo que o Governo do Estado dá, liberando recursos para investimento, integra um complexo que estamos estruturando com a perspectiva de transformar o lugar em um ponto turístico para a população, com cultura e história. Este é o marco inicial para outros projetos que virão”, celebrou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.
Também prestigiaram a solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; e o comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão Andrelucio.
3
04:54, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+