05 de janeiro de 2024 às 14:36
A governadora Raquel Lyra (PSDB) irá a Brasília na próxima segunda-feira, 8 de janeiro, para participar do ato em defesa da democracia, idealizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A prefeita em exercício do Recife, Isabella de Roldão (PDT) também estará no evento representando o prefeito João Campos (PSB), que está de recesso por dez dias.
Lideranças políticas de Pernambuco também irão para a capital federal na ocasião.
O presidente Lula convidou governadores em dezembro, para o ato no próximo dia 8 de janeiro, que marca um ano dos ataques às sedes dos poderes.
De acordo com Lula, os ataques foram uma tentativa de golpe, que foi debelada.
“Estou convidando todos os governadores porque no dia 8 de janeiro nós vamos fazer um ato aqui em Brasília para lembrar o povo que tentou-se dar um golpe dia 8 de janeiro e que ele foi debelado pela democracia desse país”, declarou o presidente da República.
“Pretendo ter todos os governadores aqui, deputados, senadores, empresários, para a gente nunca mais deixar as pessoas colocarem em dúvida que o regime democrático é a única coisa que dá certeza das instituições funcionarem e o povo ter acesso a participar da riqueza que ele produz. O restante é balela”, disse Lula.
O presidente deu as declarações em solenidade no Palácio do Planalto sobre financiamento de obras nos Estados por bancos federais – como Caixa, Banco do Brasil e BNDES.
Havia quatro governadores presentes, os lulistas Helder Barbalho (MDB-PA) e Fábio Mitidieri (PSD-SE), e os bolsonaristas Edurado Riedel (PSDB-MS) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
No dia seguinte aos ataques de 8 de janeiro deste ano, Lula reuniu governadores no Palácio do Planalto e realizou um ato contra a ação dos radicais.
Junto com outros políticos e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), eles atravessaram a Praça dos Três Poderes a pé para visitar a sede depredada da Corte.
Acompanharam a caminhada a então presidente do STF, ministra Rosa Weber, os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, além de ministros do governo federal e parlamentares.
1
2
3
16:42, 18 Jul
27
°c
Fonte: OpenWeather
A edição 2025 do Festival Palco Brasil comemora os 45 anos da Caixa Cultural com uma programação especial.
Entre as novidades desta edição, está a utilização da ferramenta de vigilância Ambiente de Monitoramento de Riscos (Amber).
Segundo o superintendente do Hospital da Restauração, o novo equipamento vai ampliar a capacidade de exames de 750 para 2 mil por mês.
mais notícias
+