A expectativa é de que o policiamento ostensivo na região seja fortalecido, garantindo maior agilidade no atendimento às ocorrências e contribuindo para a redução da criminalidade.
09 de abril de 2025 às 12:41 - Atualizado às 12:41
Governadora Raquel Lyra com oficiais da Polícia Militar de Pernambuco. Foto: Divulgação/ PMPE
O Governo de Pernambuco declarou como de utilidade pública uma área de terra no município de Camaragibe com o objetivo de viabilizar a construção do 20º Batalhão da Polícia Militar. A decisão foi formalizada por meio do Decreto nº 58.415, de 8 de abril, publicado nesta quarta-feira, 9, no Diário Oficial do Estado.
Assinado pela governadora, o decreto estabelece que o terreno — incluindo eventuais benfeitorias existentes — será incorporado ao patrimônio do Estado. A desapropriação será conduzida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que poderá adotar medidas administrativas ou judiciais para garantir a posse do imóvel. O documento também autoriza, se necessário, a imissão imediata na posse, com base no Decreto-Lei Federal nº 3.365/1941.
O novo batalhão será construído em uma área detalhada em memorial descritivo anexo ao decreto e tem como finalidade reforçar a presença das forças de segurança em Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife que há anos registra elevados índices de violência e demanda por maior efetivo policial.
A obra será financiada com recursos do Tesouro Estadual e integra as ações do governo voltadas para a ampliação e descentralização das estruturas operacionais da Polícia Militar de Pernambuco.
Com a instalação do 20º BPM, a expectativa é de que o policiamento ostensivo na região seja fortalecido, garantindo maior agilidade no atendimento às ocorrências e contribuindo para a redução da criminalidade.
A governadora Raquel Lyra (PSD) assinou um decreto que desapropria o terreno no Loteamento Ouro Branco, em Caruaru, para a ampliação do aeroporto da cidade.
Segundo a reportagem, a gestão estadual quer urgência na posse das terras e autorizou a judicialização caso um acordo financeiro não consiga ser finalizado.
Em fevereiro deste ano, o Aeroporto de Caruaru teve seu projeto de requalificação aprovado por parte do Ministério de Portos e Aeroportos.
“O governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, aprovou o projeto de reforma e ampliação do Aeroporto de Caruaru. Estamos em vias finais para publicar o edital dessa obra que é muito importante para o desenvolvimento da economia do Agreste. Agradeço ao ministro Silvio Costa Filho pela parceria de sempre. Outra notícia boa nesta área é que concluímos os trabalhos na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha. Agora precisamos da aprovação da Anac para liberar os voos de jato a pousarem na Ilha garantindo mais turistas e maior conectividade do Arquipélago com o país”, destacou Raquel Lyra.
O projeto de restauração do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste, recebeu a aprovação da Secretaria Nacional de Aviação Civil, órgão vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos. Esta era a última etapa para a publicação do edital de licitação, que deve ser aberta em breve.
O investimento previsto na obra é de R$ 150 milhões, sendo R$ 75 milhões de recursos do Governo Estadual e a outra metade provenientes do governo federal, por meio do Novo PAC.
2
20:08, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+