Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto de Joel da Harpa que premia alunos da rede pública de Pernambuco por desempenho é aprovado

O Programa Estadual de Incentivo ao Desempenho Escolar deve beneficiar milhares de estudantes em todo o Estado já em 2026.

Fernanda Diniz

08 de outubro de 2025 às 13:23   - Atualizado às 13:49

Deputado estadual Joel da Harpa.

Deputado estadual Joel da Harpa. Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura

O deputado estadual Joel da Harpa (PL) comemorou a aprovação do Programa Estadual de Incentivo ao Desempenho Escolar, iniciativa de sua autoria que visa reconhecer e premiar estudantes da rede pública de Pernambuco que se destacarem pelo bom desempenho escolar.

O Projeto de Lei n° 2103/2024 foi aprovado está semana e a nova lei deve ser sancionada nos próximos dias, entrando em vigor já a partir do ano letivo de 2026.

Voltado para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental II e do 1º ao 3º ano do ensino médio, o programa tem como objetivo estimular o comprometimento com os estudos, valorizar o mérito e reforçar a autoestima dos jovens.

A premiação contemplará os melhores alunos de cada série, fortalecendo a cultura do reconhecimento e da excelência no ambiente escolar.

Joel da Harpa destaca que a iniciativa segue o exemplo de outras políticas de valorização estudantil já aprovadas na Assembleia Legislativa, mas com foco ampliado na qualidade da educação pública estadual.

Veja Também

“Quando o estudante percebe que seu esforço é reconhecido, ele se dedica mais, ganha autoestima e acredita no próprio futuro. Esse é o caminho para transformar a realidade através da educação”, ressaltou o parlamentar.

Além de premiar o mérito individual, o projeto também pretende aproximar escolas, famílias e poder público, criando um ciclo de cooperação e valorização da comunidade escolar.

“A educação é a chave para transformar vidas. Com esse programa, queremos mostrar aos nossos jovens que o Estado acredita neles e está disposto a investir em seu potencial”, completou Joel da Harpa.

Com a sanção prevista para os próximos dias, o Programa Estadual de Incentivo ao Desempenho Escolar deve beneficiar milhares de estudantes em todo o Estado já em 2026, consolidando-se como uma importante política pública de valorização da educação e dos talentos pernambucanos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:15, 07 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes.
Artigo

Marília Arraes: forte candidata nas pesquisas, mas preterida nas chapas majoritárias para 2026

A pré-candidata enfrenta resistência para compor chapas em Pernambuco devido à rejeição eleitoral e cálculos estratégicos.

Aeroporto Internacional do Recife,
Situação

Avião que viajava para Noronha faz pouso de emergência no Recife após suspeita de bomba

Segundo a Polícia Federal, não foi identificado qualquer risco ou irregularidade, e os passageiros desembarcaram em segurança na capital pernambucana.

Metrô do Recife.
Concessão

Leilão do Metrô do Recife já tem data prevista para acontecer; saiba qual

As sugestões para a concessão podem ser enviadas até 23 de março, encerrando a etapa de participação pública.

mais notícias

+

Newsletter