Entre os serviços mais ofertados, os exames de mamografia lideram com 38.037 procedimentos realizados, reforçando a importância da realização das ações de prevenção.
03 de fevereiro de 2026 às 10:08 - Atualizado às 10:10
Carretas da mulher em atendimento. Foto: Divulgação/SES-PE
A estratégia itinerante do Governo de Pernambuco para ampliar o acesso à saúde feminina já alcançou a marca de 70.371 atendimentos realizados em todo o Estado. As Carretas da Mulher Pernambucana, vinculadas ao programa Cuida PE Mulher e coordenadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), seguem levando consultas e exames especializados a mulheres de diferentes regiões, garantindo cuidado próximo e descentralizado.
Entre os serviços mais ofertados, os exames de mamografia lideram com 38.037 procedimentos realizados, reforçando a importância da realização dos exames de prevenção. Além das consultas com ginecologista (14.032) e os exames de ultrassonografia das mamas (13.995). A iniciativa também contabiliza 2.068 teleconsultas com mastologista.
Além do rastreamento, as Carretas da Mulher oferecem procedimentos diagnósticos complementares, como colposcopias, biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero. Com isso, as usuárias conseguem realizar a investigação clínica completa sem a necessidade de grande deslocamento.
Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como colposcopia e biópsias exigem encaminhamento médico ou indicação clínica por alguma alteração ou suspeita.
Confira a agenda da Carreta da Mulher Pernambucana nesta semana, de segunda a sexta, das 8h até as 17h, e no sábado das 8h às 12h:
Carreta 01 – Recife (02 a 04/02)
Local: San Martin, Rua Jupiáçara (Praça Liliane Dias)
Carreta 02 – Salgadinho (02 a 04/02)
Local: Rua Antônio Gomes de Moura (próximo ao Posto da Polícia Militar)
Carreta 03 – Tacaimbó (02 a 04/02)
Local: Portelinha – Rua José Francisco Guimarães (em frente à Policlínica Municipal)
Carreta 04 – Serrita (02 a 04/02)
Local: Centro – Praça da Matriz (ao lado da Secretaria de Saúde)
2
21:02, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
A discrepância chama atenção e tem gerado comentários frequentes nas redes sociais, sobretudo entre condutores que cruzam as divisas estaduais com frequência.
Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval do estado
mais notícias
+