'Preferimos a reeleição de Lula a governar Pernambuco', diz presidente estadual do PT Foto: Divulgação
O presidente estadual do PT, deputado federal Carlos Veras, declarou que disputar o comando de Pernambuco não está no topo das prioridades do partido para 2026. A sigla, segundo ele, está concentrada em garantir a continuidade do projeto nacional com a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo que isso signifique deixar o Palácio do Campo das Princesas nas mãos de aliados.
Em entrevista à Rádio Folha na sexta-feira, 14 de novembro, Veras foi direto ao explicar o cálculo político: “Somos um partido de dimensão nacional. Quem mais tem feito por Pernambuco é o presidente Lula. Entre governar o estado e manter Lula no Planalto, ficamos com Lula”, afirmou. O parlamentar disse ainda que o PT “se doa ao máximo” quando o projeto federal exige concessões estaduais.
Apesar de seguir essa linha, Veras deixou claro que há desconforto interno com o fato de Pernambuco entrar repetidamente na conta das negociações nacionais. Segundo ele, a sigla tem buscado reequilibrar esse cenário.
“Tenho conversado com lideranças para que Pernambuco não seja sempre o estado que abre mão. Existem outros estados aliados, então por que só nós cedemos? Faz parte de uma construção”, disse. Para o deputado, o eleitor pernambucano “merece sentir o modo petista de governar”.
Veras também destacou que o partido tem quadros suficientes para disputar o governo estadual e citou momentos em que, na sua avaliação, o PT teria condições reais de vencer se não tivesse recuado em nome de alianças maiores. Entre eles, lembrou o palanque dividido com o PSB em 2006 e a retirada da candidatura de Marília Arraes em 2018 para apoiar Paulo Câmara.
Mesmo assim, o movimento atual do diretório estadual aponta para não lançar candidatura própria em 2026. O PT tende a apoiar o nome do prefeito do Recife, João Campos (PSB), repetindo a aliança que levou à sua reeleição em 2024. Lideranças como os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão defendem esse caminho.
2
3
4
02:23, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+