Mano Medeiros inaugura novo campus da Afya. Foto: Divulgação
A cidade do Jaboatão dos Guararapes deu mais um passo importante no fortalecimento da saúde e da educação superior com a inauguração, nesta quarta-feira, 26 de novembro, do novo campus da Afya - Faculdade de Ciências Médicas Jaboatão, um prédio exclusivamente dedicado para o curso de Medicina que passa a funcionar em Piedade.
A solenidade contou com a presença do prefeito Mano Medeiros, da vice-governadora Priscila Krause, além de autoridades, gestores da instituição, profissionais da saúde, estudantes e representantes da comunidade.
Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, a nova estrutura foi projetada para estabelecer um novo padrão na formação médica no Nordeste, reunindo tecnologia de ponta, laboratórios modernos e ambientes de simulação realística de alta fidelidade.
O campus conta com mais de 20 laboratórios, salas de aula com recursos de última geração, além de áreas de convivência, restaurante, quiosques e estúdio para produção de conteúdos audiovisuais e podcasts.
Durante a solenidade, o prefeito Mano Medeiros destacou a importância da parceria entre poder público, Governo do Estado e instituição de ensino em benefício da população.
“A Afya é uma grande inspiração. Aqui vemos sonhos sendo realizados, a exemplo de profissionais que começaram como agentes de saúde e hoje são médicos formados por esta instituição. Esse trabalho de formação humanizada faz toda a diferença. Hoje, a Afya também é parte ativa da nossa rede, com mais de 50 unidades municipais recebendo estudantes, dois ambulatórios que já atendem mais de duas mil pessoas por mês e, em breve, a inauguração de uma nova base da equipe em Marcos Freire. Tudo isso só é possível graças à união de esforços. A governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause têm sido fundamentais na construção das políticas públicas de saúde, e essa parceria entre município, Estado e Afya mostra que, quando trabalhamos juntos, quem ganha é a população”, afirmou o prefeito.
A vice-governadora Priscila Krause ressaltou os avanços significativos do Governo de Pernambuco na área da educação.
“Quero parabenizar o prefeito Mano Medeiros pela parceria e pelo compromisso com Jaboatão, assim como agradecer aos vereadores e a todos que contribuem com esse trabalho. A educação na saúde tem um impacto imediato na vida das pessoas, pois coloca os estudantes em contato direto com a realidade do SUS, formando profissionais mais preparados e humanos. Governar é enfrentar desafios diários, especialmente na saúde”, destacou.
A diretora da Afya Jaboatão, Vanessa Piasson, enfatizou que a inauguração do novo campus marca uma nova fase de expansão da escola de medicina no município.
“Este novo campus amplia ainda mais a nossa relação com Jaboatão e fortalece a parceria com a Secretaria de Saúde. Também estamos trazendo novos serviços para a comunidade, com mais tecnologia, oportunidades de qualificação para agentes de saúde e a inauguração do novo ambulatório Marcos Freire, que vai reforçar o atendimento à população”, ressaltou.
Além da infraestrutura física, o campus incorpora softwares e hardwares avançados voltados ao ensino médico, reforçando o padrão tecnológico da instituição.
A proposta pedagógica segue a nova matriz Afya, com foco em inovação, humanização do cuidado e integração ensino-serviço.
A Afya integra o maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reunindo dezenas de instituições de ensino superior e sendo referência nacional na formação médica, com reconhecimento do Ministério da Educação e prêmios de inovação em educação.
A inauguração do novo campus em Jaboatão consolida o município como um importante polo de formação em saúde em Pernambuco e no Nordeste.
3
20:58, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
mais notícias
+