Pernambuco, 21 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Federal descobre fraude de R$ 100 mil no INSS com mãe e filho envolvidos, em Pernambuco

As investigações, iniciadas em 2023, revelaram indícios da participação de pelo menos 6 pessoas no esquema.

Gabriel Alves

24 de abril de 2025 às 16:27   - Atualizado às 16:41

Material apreendido pela Polícia Federal.

Material apreendido pela Polícia Federal. Foto: Divulgação//PF

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, a denominada Operação Mau Exemplo, com a finalidade de reprimir a atuação de uma associação criminosa especializada na prática de fraudes contra o INSS, por meio da falsificação de documentos para requisição de benefícios assistenciais, em Caruaru, no Agreste.

As investigações, iniciadas em 2023, revelaram indícios da participação de pelo menos 6 pessoas, entre elas uma mãe e um filho, que atuavam conjuntamente na prática dos crimes.

De acordo com os elementos colhidos na investigação, os envolvidos causaram um prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente R$ 100 mil em apenas um dos benefícios identificados como obtidos fraudulentamente.

Nesta primeira fase ostensiva do trabalho, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, ambos na cidade de Caruaru, com a finalidade de aprofundar as investigações, possibilitando a identificação de outros envolvidos.

Os crimes investigados são de estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso e associação criminosa.

TCU avisa INSS

Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) identificaram, ainda em 2023, que o sistema de convênios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava contaminado. De acordo com o relatório, havia fortes indícios de fraudes e desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas. Mesmo após o alerta, a direção do INSS ignorou as determinações da corte.

No início de 2024, o TCU determinou que o INSS interrompesse o esquema e adotasse medidas para proteger os beneficiários. No entanto, o então presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, não seguiu as ordens. A omissão acabou motivando seu afastamento pela Justiça. Pouco depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu exonerá-lo.

O ministro do TCU, Benjamin Zymler, destacou em sua decisão a falta de ação de Stefanutto. Ele afirmou:

"Ressalto, neste ponto, que foi verificado o flagrante descumprimento do art. 655, III, § 1º, da Instrução Normativa PRES-INSS 128/2022 (vigente à época da execução da inspeção, e revogado pela Instrução Normativa PRES-INSS 162, de 14/3/2024), o qual previa a apresentação de termos de filiação e de desconto de mensalidade associativa para a autorização dos descontos pelas associações, confederações e entidades de aposentados e/ou pensionistas. Mesmo com a expressa previsão normativa, os gestores do INSS ignoram os normativos".

 

Além disso, o tribunal chamou atenção para o descontrole nos processos relacionados às associações. Segundo a decisão de 2024, houve um aumento "vertiginoso" no número de associados.

Da redação do Portal com informações da Polícia Federal em Pernambuco.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:20, 21 Jun

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Policiais militares de Pernambuco
Compromisso

SDS reforça segurança no São João da Vaquejada 2025 em Surubim com tecnologia e efetivo ampliado

O comando das ações é realizado a partir de um Posto de Comando montado próximo ao evento, garantindo uma resposta rápida a qualquer situação.

São João na Vila em Camaragibe.
Tradição

Camaragibe amplia festejos juninos com quatro dias de shows na Vila da Fábrica

Prefeito Diego Cabral anuncia programação até 24 de junho, com atrações como Conde, Tayara Andreza e Banda Aquárius.

Hospital Armindo Moura, Moreno-PE
Saúde

Mutirão de cirurgias do Cuida PE atende 30 pacientes em Moreno

Ação do Cuida PE no Hospital Armindo Moura realizou procedimentos ortopédicos e reduziu fila de espera no estado

mais notícias

+

Newsletter