Ex-PM Júnior Black. Foto: Reprodução
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta quarta-feira, 13 de maio, a Operação Vendeta, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em homicídios e porte ilegal de armas de fogo. A ação resultou em quatro prisões e nove mandados de busca e apreensão domiciliar, todos autorizados pela 2ª Vara do Tribunal do Júri da Capital.
As investigações, iniciadas em julho de 2023, apontam que o grupo seria responsável por uma série de crimes, incluindo o assassinato do ex-policial militar conhecido como Júnior Black, ocorrido no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, em 2023.
Segundo a Polícia, o crime foi uma retaliação a um duplo homicídio registrado em Parnamirim, no Sertão do estado, em que o ex-PM teve participação. As vítimas dessa ocorrência foram executadas com disparos de fuzil na cabeça, mesma forma como foi morto Júnior Black. De acordo com o delegado Jorge Pinto, subchefe do Grupo de Operações Especiais (GOE), a semelhança entre os crimes e o padrão de execução reforçam a conexão direta entre os casos.
Na ação em Boa Viagem, câmeras de segurança registraram o momento em que criminosos encapuzados chegaram em um carro branco. O alvo seria o ex-policial, mas uma mulher que passava pela calçada foi atingida pelos disparos de fuzil e morreu no local. Ela não era o alvo da execução. Segundo a Polícia, o poder de fogo utilizado revela a estrutura e a periculosidade do grupo criminoso.
A Operação Vendeta contou com 70 agentes da Polícia Civil e apoio da Diretoria de Inteligência (DINTEL), da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, das Polícias Civis da Paraíba e do Mato Grosso do Sul, e da Corregedoria da Secretaria da Segurança Pública da Paraíba.
Um dos suspeitos ainda está foragido. A Polícia informou que seguirá com as diligências para localizar o foragido e concluir o inquérito com a identificação de todos os envolvidos, desde o planejamento até a execução dos crimes.
2
01:04, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+