Pernambuco, 23 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Pitbull: Pernambuco registra um ataque a cada 21 dias do cachorro de raça, diz site

Na segunda-feira, 14 de abril, um bebê de três meses foi morto por um cão da mesma categoria no município de São Lourenço da Mata, no Grande Recife.

15 de abril de 2025 às 16:52   - Atualizado às 17:25

Pitbull que atacou e matou criança de três meses e vereador ferido.

Pitbull que atacou e matou criança de três meses e vereador ferido. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Com o ataque de um cachorro da raça pitbull, que resultou na morte de um bebê de três meses, em São Lourenço da Mata, na segunda-feira, 14 de abril, evidencia a dificuldade de fiscalização e registro desses animais. Só em 2025, Pernambuco registrou, em média, cerca de um ataque a cada 21 dias, segundo matéria publicada pelo Diario de Pernambuco nesta terça (15).

Em Pernambuco, uma lei estadual criada em 18 de novembro de 2003 e atualizada em 2021, define critérios rigorosos para a criação, o registro e o manejo de cães de raças consideradas potencialmente perigosas. As normas se aplicam especificamente a cães das raças Pitbull, Pitbull Terrier, Dobermann e Rottweiler, além de qualquer animal com histórico de agressividade ou comportamento antissocial.

Entre as exigências, os tutores precisam garantir a estrutura adequada dos espaços onde os animais vivem, evitando fugas ou qualquer contato com pessoas sem a devida supervisão. Quando estiverem em espaços públicos, os cães devem ser conduzidos apenas por maiores de idade e sempre com o uso de equipamentos de contenção, como guias curtas, coleiras de controle, focinheiras e outros dispositivos recomendados.

Além disso, a legislação obriga o registro dos cães das raças Pitbull e Rottweiler em órgão estadual competente. Essa medida visa aumentar o controle e a segurança tanto para os animais quanto para a população.

Quem descumprir a lei está sujeito a diversas penalidades. As sanções incluem a apreensão do animal, responsabilização civil e criminal do tutor e aplicação de multas que variam entre R$ 1.000 e R$ 10.000, conforme a gravidade da infração. Em casos de reincidência, o valor da multa é automaticamente dobrado.

Vereador atacado por pitbull

O vereador de Itapissuma, Hugo Leonardo, foi atacado, na noite da última segunda-feira, 31 de março, por uma cachorra da raça Pitbull. O parlamentar contou, por meio de um vídeo compartilhado nas suas redes sociais, que estava passeando com o seu cão chamado Otelo, no pátio de eventos do município, quando foi surpreendido.

"Foi um grande livramento. Graças a Deus, um amigo chegou a tempo para me ajudar. O pátio de eventos estava cheio de crianças e eu com minha filha e meu sobrinho. Tive informações de que não foi a primeira vez e que já aconteceu com outras pessoas", disse o vereador.

O ataque sofrido pelo parlamentar aconteceu, coincidentemente, após o vereador abrir uma discussão sobre a necessidade de um projeto de Lei na Câmara Municipal de Itapissuma para obrigar que os tutores coloquem a focinheira nos cães sempre que for passear com o animal em locais públicos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em entrevista à página Itapissuma City, no Instagram, o tutor da Pitbull, conhecido como Boquinha, afirmou que o animal atacou o vereador após o seu neto, de 2 anos, abrir o portão de sua casa.

"Um cachorro desse porte, que vive preso, quando ele ver o portão aberto e se deparar com outro cachorro, ele vai pra cima". 

Da redação do Portal com informações do Diario de Pernambuco.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

21:14, 23 Abr

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso da Polícia Civil de Pernambuco.
Apresentação

Governo de Pernambuco anuncia data do Curso de Formação dos aprovados no concurso da Polícia Civil

Com carga horária prevista de 900 horas-aula presenciais, incluindo sábados, domingos e feriados, para todos os cargos, as atividades acontecerão em tempo integral.

Coronel Feitosa, Marielle Franco e Chiquinho Brazão.
Posicionamento

Coronel Feitosa questiona silêncio da esquerda após Moraes mandar Chiquinho Brazão para domiciliar

A fala do deputado pernambucano aconteceu durante sessão na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Prefeito de Toritama ao lado de vereadores, em Brasilia.
União

Prefeito de Toritama, Sérgio Colin, reforça base governista em encontro com vereadores em Brasília

O encontro aconteceu durante a participação deles na XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais.

mais notícias

+

Newsletter