Pernambucano morto durante guerra na Ucrânia. Foto: Reprodução
O instrutor de tiro Gabriel Ferreira Silva, de 24 anos, natural de Ipojuca (PE), morreu no dia 11 de maio enquanto combatia na guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele atuava ao lado das forças ucranianas, país para o qual se mudou em novembro de 2024 com o objetivo de seguir carreira militar.
A mãe de Gabriel, a advogada Tyone Albuquerque, de 47 anos, confirmou que o filho morreu em campo de batalha durante um ataque russo. O último contato entre os dois aconteceu no dia 8 de maio.
“Eu disse que o amava e ele retribuiu. Nos despedimos. Eu disse ‘vá com Deus’ e ele respondeu com um ‘amém’. Pouco tempo depois, um amigo dele nos ligou para informar sobre a morte do meu filho”, relatou.
Gabriel expressava interesse por carreiras militares desde a adolescência. Ele chegou a considerar prestar concurso para a Polícia Civil de Pernambuco, mas decidiu não participar do certame de 2024 por se sentir despreparado. Ainda segundo a mãe, ele demonstrava vontade de atuar em conflitos internacionais.
“Sobre esse conflito da Ucrânia com a Rússia, desde que começou a guerra ele tinha essa vontade, mas eu acredito que, por minha causa, ele não foi antes. Desde os 17 anos, ele queria ir para a Legião Estrangeira”, contou Tyone.
Antes de chegar à Ucrânia, Gabriel passou pela Polônia e se estabeleceu em Kiev. No país, realizou testes até ser aceito no batalhão onde servia. Ele atuava como integrante das forças especiais ucranianas.
“Era o que ele me repetia constantemente, e as pessoas podem provar isso. Ele foi para lá. Viveu intensamente todos os momentos. Ele estava na plenitude da felicidade da vida. Meu filho era cristão, professava a fé em Cristo. Até que, em um ponto, eu vi que era necessário ele ir”, relatou a mãe.
Segundo Tyone, a Rússia tomou o corpo de Gabriel, e não há perspectivas de repatriação devido à ausência de canais diplomáticos entre os países envolvidos no conflito.
“Eu sei que eu criei e eduquei um homem lindo e um coração que só quem conheceu pode descrever, e com esse ocorrido eu percebi o quanto meu filho era amado e querido por tanta gente. Sobre os conflitos, eu já falei que eu acredito que ele me poupava, porque me fazia ver a guerra com outros olhos. Meu filho era um poeta, meu Deus! Ele desenhava essa guerra de uma outra forma, que nunca deixou pesado para ninguém aqui”, completou.
Amigos próximos classificaram Gabriel como alguém generoso, corajoso e comprometido com os valores que defendia. Tyone compartilhou uma das mensagens recebidas após a morte do filho:
“Recebi a notícia que jamais queria ter recebido. Mas eu não poderia deixar de dizer à senhora o quanto seu filho foi e sempre será importante. O Gabriel é um herói. Um verdadeiro herói. Ele defendeu valores justos, defendeu inocentes, defendeu a vida. Ele viveu com propósito, com coragem e com amor.”
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Embaixada do Brasil em Kiev, informou que permanece à disposição para prestar a assistência consular necessária à família.
2
3
4
18:59, 19 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Todos os trabalhos disponíveis possuem regime efetivo e exigem atuação presencial nas unidades indicadas.
A rede concentra o maior número de postos no Recife, mas também oferece oportunidades em outros municípios
A medida segue as diretrizes do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV), publicado em fevereiro deste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
mais notícias
+