Pernambuco, 15 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Pernambuco está na 3ª posição no ranking nacional de inserção de DIU

O lugar que o Estado ocupa consta no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS), do Ministério da Saúde (MS), e aponta que, no período, os serviços ambulatoriais realizaram 3.623 inserções do dispositivo.

06 de setembro de 2024 às 15:04   - Atualizado às 18:31

Foto: Paula Cavalcante

Pernambuco se destacou no cenário nacional ao ocupar o 3º lugar no ranking de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU) por procedimento ambulatorial, com a análise dos dados do primeiro semestre deste ano. A posição de Estado consta no Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS), do Ministério da Saúde (MS), e aponta que, no período, os serviços ambulatoriais realizaram 3.623 inserções do dispositivo. Já em relação aos procedimentos secundários - por exemplo, após os partos -, até junho deste ano foram feitas 1.285 inserções.

“Um governo de mulheres não podia ser diferente”, reforça a secretária estadual de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti. “Pernambuco ocupa a terceira posição no ranking nacional de inserção de DIUs, com um aumento de acesso a um método contraceptivo dentro do que é o planejamento reprodutivo da mulher. Que bom que a gente está ocupando um lugar de destaque nesse ranking nacional e, lembrando, que estamos também trabalhando muito nas maternidades do Estado, e esse é o nosso papel, oferecendo a possibilidade no pós-parto às mulheres e cooperando no respeito à autonomia e especialmente do número de filhos que cada uma de nós mulheres faz a opção de ter”, salienta Zilda Cavalcanti.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Para atingir a colocação de âmbito nacional, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) implementou treinamentos, por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher (Geasm), que buscaram a qualificação do Planejamento Reprodutivo com ênfase na inserção do DIU na Atenção Primária à Saúde (APS).

“Os números mostram que o cuidado com a mulher tem surtido efeito”, destaca a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Cleonúsia Vasconcelos, sobre o reflexo positivo das capacitações na rede estadual de saúde. “É necessário investir nessa descentralização da oferta para que se chegue cada vez mais perto da população. O DIU tem eficácia semelhante à esterilização cirúrgica, que é um método mais invasivo. Além disso, buscamos investir em informação para que as mulheres conheçam todos os métodos e tenham conhecimento para ter o poder de fazer essa escolha consciente”, reforça.

Outros fatores contribuíram para o sucesso estadual, como o investimento na formação de enfermeiros para atuarem como instrutores em planejamento familiar e reprodutivo, com foco na inserção, revisão e retirada de DIU no Estado. O projeto, idealizado pela Geasm, em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESPPE), o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-PE) e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam-UPE), resultou em 26 enfermeiras multiplicadoras das maternidades estaduais, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), da Saúde Prisional e das coordenações de Residência de Enfermagem Obstétrica da Escola de Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESPPE).

Leia Também

O projeto facilitou a aquisição de 200 kits de inserção, por meio do Termo de Cooperação da Organização Pan-americana de Saúde (TC/Opas), destinados para as 15 maternidades estaduais, Distrito Indígena, Saúde Prisional e nível central da SES para a realização de treinamentos.

A coordenadora da Política Materno-Infantil, Hérika Dantas, explicou a intenção de garantir o procedimento nas maternidades permitindo o planejamento correto da gravidez pela paciente.

“O projeto visa permitir que a mulher, se ela desejar, realize a inserção do DIU e já saia da maternidade com esse método garantido. Dessa forma, a gente consegue minimizar a incidência de gravidez não planejada com o manuseio correto da informação e impactando positivamente a vida dessas mulheres”, reforça Hérika Dantas.

A inserção de Dispositivos Intrauterinos pode ser realizada junto aos serviços de saúde da Atenção Primária, sob responsabilidade das gestões municipais, como Centros de Saúde e Policlínicas. Além disso, em âmbito estadual, os hospitais regionais contam com ambulatórios de Planejamento Reprodutivo onde as pacientes, reguladas pelas doze Regionais de Saúde, podem ser atendidas.
 

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:44, 15 Out

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

João Campos e Vinicius Castello em campanha
Iniciativa

VINICIUS Castello promete construção de COMPAZ EM OLINDA: 'a gente vai mudar a cidade'

O candidato a prefeito afirma que a implementação equipamento faz parte dos compromissos estabelecidos pelo Programa Territórios de Cuidado, presente em seu plano de governo.

Elcione Ramos é reeleita prefeita de Igarassu.
Destaque

Professora Elcione foi a única PREFEITA, eleita no 1° turno, na Região Metropolitana do Recife

O Grande Recife é composto por 14 municípios e todos eles com exceção de Olinda e Paulista, que estão em segundo turno, elegeram homens para comandar as respectivas prefeituras.

Gilson Filho assina termo de compromisso com o movimento Pro Vida de Pernambuco
Defesa

Gilson Filho assina termo de compromisso com o movimento Pro Vida de Pernambuco

O vereador eleito do Recife declarou sua posição contrária a qualquer ação governamental nos níveis municipal, estadual e federal que tenha como objetivo promover o aborto, alinhando-se aos princípios do grupo e do PL.

mais notícias

+