Agentes do GTA e forças de segurança. Foto: Divulgação
A 2ª edição da Operação Divisa Integrada começou na madrugada da quinta-feira, 20 de fevereiro, mobilizando 1.151 agentes das Forças de Segurança Pública de Pernambuco e da Paraíba.
A ação ocorre em toda a região de divisa entre os dois estados, abrangendo cidades do Litoral ao Sertão, como Goiana (Zona da Mata Norte), Santa Cruz do Capibaribe, São José do Egito (Agreste e Sertão pernambucano), Teixeira e Umbuzeiro (Sertões paraibanos), além de outros municípios ao longo da fronteira.
A operação tem como foco o combate ao crime e a prevenção da violência, com cumprimento de mandados de prisão, buscas e apreensões, além de um reforço policial em áreas com maior índice de criminalidade.
Abordagens estratégicas também acontecem em pontos críticos, visando desarticular grupos criminosos que operam nas regiões limítrofes.
O secretário-executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Lamark Donato, destacou a importância da cooperação entre os estados. “
"A criminalidade não respeita fronteiras, e nós também não vamos permitir que ela aja com impunidade ao longo da divisa entre Pernambuco e Paraíba. A integração de nossos esforços vai garantir que os cidadãos possam viver e se deslocar por essa região com mais segurança e tranquilidade”, afirmou.
Para reforçar o monitoramento, os Grupamentos Táticos Aéreos (GTA) de ambos os estados prestam apoio nas rondas e no cumprimento dos mandados.
O subcomandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ricardo Lopes, ressaltou o impacto positivo da colaboração entre as unidades de Área e Especializadas.
“Estamos aqui reunidos em mais uma ação do Juntos pela Segurança, que vem reduzindo os índices criminais em todo o Estado. Vamos intensificar as fiscalizações nas rodovias estaduais, com abordagens a veículos e pessoas, além da realização de pontos de bloqueio e operações de combate ao crime com equipes do 1° BIESP, do Bepi, BPRv e do BPRp”, completou.
A Polícia Civil de Pernambuco tem como meta cumprir 25 mandados de prisão e 76 de busca e apreensão ao longo da operação. A delegada-geral adjunta, Beatriz Leite, destacou os primeiros resultados.
“Estamos atuando de forma integrada, com ações na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão. Nossas equipes já conseguiram efetuar importantes prisões, além de apreender armas, veículos, dinheiro e drogas”, afirmou.
Na madrugada de quinta-feira, 13 de fevereiro, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançaram a 3ª edição da Operação Vale do São Francisco Seguro.
A ação, que seguiu até o sábado (15), visou intensificar o patrulhamento em áreas com alta incidência de crimes, como homicídios, tráfico de drogas e roubos.
Além do reforço no policiamento, a operação incluiu revistas e inspeções em presídios localizados em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
Ao longo dos três dias, 1.347 integrantes das forças de segurança dos dois estados atuaram para fortalecer o combate à criminalidade.
A ação busca aumentar a presença policial nas duas fronteiras estaduais e desarticular grupos criminosos que atuam nas cidades da região. Além disso, pretende garantir mais segurança para moradores e visitantes.
2
22:07, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.
Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.
mais notícias
+