Pernambuco, 20 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Pernambuco e Bahia atuam contra violência na divisa entre estados; 30 pessoas foram presas

A ação, que segue até este sábado (15), visa intensificar o patrulhamento em áreas com alta incidência de crimes, como homicídios, tráfico de drogas e roubos.

15 de fevereiro de 2025 às 13:09   - Atualizado às 13:21

Agentes das polícias militares de Pernambuco e Bahia.

Agentes das polícias militares de Pernambuco e Bahia. Foto: Divulgação SDS/PE e SSP/BA

Na madrugada de quinta-feira, 13 de fevereiro, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançaram a 3ª edição da Operação Vale do São Francisco Seguro.

A ação, que segue até este sábado (15), visa intensificar o patrulhamento em áreas com alta incidência de crimes, como homicídios, tráfico de drogas e roubos.

Ao longo dos três dias, 1.347 integrantes das forças de segurança dos dois estados atuarão para fortalecer o combate à criminalidade.

A ação busca aumentar a presença policial nas duas fronteiras estaduais e desarticular grupos criminosos que atuam nas cidades da região. Além disso, pretende garantir mais segurança para moradores e visitantes.

“As ações conjuntas entre as forças de segurança pernambucanas e baianas, que vêm ocorrendo desde 2024, demonstram o esforço para combater a criminalidade na região do Vale do São Francisco. A operação também abrange uma série de ações de inteligência, revistas em veículos e pessoas, além da atuação em estabelecimentos prisionais, com o intuito de reduzir a entrada de ilícitos nas unidades”, afirmou a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.

O subsecretário da SSP-BA, Marcel de Oliveira, destacou a importância da cooperação entre os estados.

“Essa ação é necessária para garantirmos ainda mais segurança para a população baiana e pernambucana. Seguiremos irmanados demonstrando que o projeto de integração, alinhado à estratégia, gestão e acompanhamento, é a nossa missão”, declarou.

Ações Conjuntas

A Polícia Militar ampliou o efetivo no Sertão do São Francisco, reforçando a presença em locais de grande circulação, como orlas, parques e áreas de lazer.

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Bahia apoiam o patrulhamento aéreo, auxiliando no cumprimento de mandados e no suporte às equipes terrestres.

O reforço também contempla setores bancários e centros comerciais. Já a Polícia Civil concentra esforços no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão relacionados a homicídios, tráfico de drogas e outros crimes.

As ações incluem abordagens preventivas, operações ostensivas e investigações, demonstrando a integração e alinhamento das instituições no enfrentamento ao crime organizado.

A Polícia Científica de Pernambuco participa da operação realizando perícias em vestígios apreendidos e atendimentos na unidade regional de medicina legal.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) intensificou as fiscalizações com a Operação Bar Seguro, garantindo a segurança em áreas de grande movimentação.

Além disso, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia reforçam o patrulhamento aéreo no Vale do São Francisco, auxiliando no cumprimento de mandados e no suporte às equipes terrestres.

A Polícia Rodoviária Federal também participa das ações, ampliando o policiamento nas estradas.

Integração entre estados

Equipes do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N) da Bahia, CIPMs de Juazeiro, Rondesp Norte, Cipe Caatinga e Grupamento Aéreo da PM participam ativamente.

Agentes da 17ª Coorpin/Juazeiro, Delegacias Territoriais de Juazeiro e Casa Nova, além da DH, DTE, DEAM e DRFR, também reforçam o efetivo.

A intensificação do policiamento ocorre em um momento de forte colaboração entre as secretarias de segurança dos dois estados.

O trabalho conjunto envolve diversas agências e unidades especializadas para garantir mais proteção à população do Sertão.

Operações Integradas

Pernambuco continua ampliando as ações conjuntas com estados vizinhos para fortalecer o combate à criminalidade nas divisas.

Além desta edição com a Bahia, Pernambuco já realizou operações conjuntas com a Paraíba e, na semana passada, com o Ceará, na Operação Divisa Integrada.

Essas ações têm sido fundamentais na redução da violência em Pernambuco, que registra queda nos índices de criminalidade há nove meses consecutivos.

Balanço

Desde o início da operação, na quinta-feira (13), até às 10h de sexta (14), as forças de segurança cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, realizaram 30 prisões e apreenderam seis armas de fogo e dois veículos.

Além disso, oito pessoas foram encaminhadas para delegacias e um menor foi apreendido.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:33, 20 Mar

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Pitbulls atacam irmãos de 2 e 18 anos no Recife.
Situação

Pitbulls atacam irmãos de 2 e 18 anos no Recife; tutor foi preso e liberado após depoimento

A criança precisou passar por cirurgia e está internado no Hospital da Restauração.

Renato Xavier Thiebaut
Rejeitado

Justiça nega pedidos de ex-secretário do Recife para se desvincular da campanha de João Campos

Denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) aponta Renato Thiebaut como tesoureiro do então candidato em 2020, que foi eleito para o primeiro mandato na época.

Vereadores Alef Collins e Cidra Pedrosa.
Posição

Alef Collins critica voto de aplauso de vereadora do PCdoB para associação laica: 'contra cristãos'

O vereador do Recife lembrou que o movimento se posicionou contra os intervalos bíblicos nas escolas.

mais notícias

+

Newsletter