15 de fevereiro de 2025 às 13:09 - Atualizado às 13:21
Agentes das polícias militares de Pernambuco e Bahia. Foto: Divulgação SDS/PE e SSP/BA
Na madrugada de quinta-feira, 13 de fevereiro, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) e a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançaram a 3ª edição da Operação Vale do São Francisco Seguro.
A ação, que segue até este sábado (15), visa intensificar o patrulhamento em áreas com alta incidência de crimes, como homicídios, tráfico de drogas e roubos.
Além do reforço no policiamento, a operação inclui revistas e inspeções em presídios localizados em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
Ao longo dos três dias, 1.347 integrantes das forças de segurança dos dois estados atuarão para fortalecer o combate à criminalidade.
A ação busca aumentar a presença policial nas duas fronteiras estaduais e desarticular grupos criminosos que atuam nas cidades da região. Além disso, pretende garantir mais segurança para moradores e visitantes.
“As ações conjuntas entre as forças de segurança pernambucanas e baianas, que vêm ocorrendo desde 2024, demonstram o esforço para combater a criminalidade na região do Vale do São Francisco. A operação também abrange uma série de ações de inteligência, revistas em veículos e pessoas, além da atuação em estabelecimentos prisionais, com o intuito de reduzir a entrada de ilícitos nas unidades”, afirmou a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.
O subsecretário da SSP-BA, Marcel de Oliveira, destacou a importância da cooperação entre os estados.
“Essa ação é necessária para garantirmos ainda mais segurança para a população baiana e pernambucana. Seguiremos irmanados demonstrando que o projeto de integração, alinhado à estratégia, gestão e acompanhamento, é a nossa missão”, declarou.
A Polícia Militar ampliou o efetivo no Sertão do São Francisco, reforçando a presença em locais de grande circulação, como orlas, parques e áreas de lazer.
O Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Bahia apoiam o patrulhamento aéreo, auxiliando no cumprimento de mandados e no suporte às equipes terrestres.
O reforço também contempla setores bancários e centros comerciais. Já a Polícia Civil concentra esforços no cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão relacionados a homicídios, tráfico de drogas e outros crimes.
As ações incluem abordagens preventivas, operações ostensivas e investigações, demonstrando a integração e alinhamento das instituições no enfrentamento ao crime organizado.
A Polícia Científica de Pernambuco participa da operação realizando perícias em vestígios apreendidos e atendimentos na unidade regional de medicina legal.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) intensificou as fiscalizações com a Operação Bar Seguro, garantindo a segurança em áreas de grande movimentação.
Além disso, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia reforçam o patrulhamento aéreo no Vale do São Francisco, auxiliando no cumprimento de mandados e no suporte às equipes terrestres.
A Polícia Rodoviária Federal também participa das ações, ampliando o policiamento nas estradas.
Equipes do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N) da Bahia, CIPMs de Juazeiro, Rondesp Norte, Cipe Caatinga e Grupamento Aéreo da PM participam ativamente.
Agentes da 17ª Coorpin/Juazeiro, Delegacias Territoriais de Juazeiro e Casa Nova, além da DH, DTE, DEAM e DRFR, também reforçam o efetivo.
A intensificação do policiamento ocorre em um momento de forte colaboração entre as secretarias de segurança dos dois estados.
O trabalho conjunto envolve diversas agências e unidades especializadas para garantir mais proteção à população do Sertão.
Pernambuco continua ampliando as ações conjuntas com estados vizinhos para fortalecer o combate à criminalidade nas divisas.
Além desta edição com a Bahia, Pernambuco já realizou operações conjuntas com a Paraíba e, na semana passada, com o Ceará, na Operação Divisa Integrada.
Essas ações têm sido fundamentais na redução da violência em Pernambuco, que registra queda nos índices de criminalidade há nove meses consecutivos.
Desde o início da operação, na quinta-feira (13), até às 10h de sexta (14), as forças de segurança cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, realizaram 30 prisões e apreenderam seis armas de fogo e dois veículos.
Além disso, oito pessoas foram encaminhadas para delegacias e um menor foi apreendido.
2
3
01:33, 20 Mar
28
°c
Fonte: OpenWeather
A criança precisou passar por cirurgia e está internado no Hospital da Restauração.
Denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) aponta Renato Thiebaut como tesoureiro do então candidato em 2020, que foi eleito para o primeiro mandato na época.
O vereador do Recife lembrou que o movimento se posicionou contra os intervalos bíblicos nas escolas.
mais notícias
+