Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco: Datafolha divulga primeira pesquisa de 2026 entre Raquel Lyra e João Campos; veja quando

O início das entrevistas está marcado para esta próxima segunda-feira (2), com o final previsto para quinta-feira (5) data na qual os dados devem ser divulgados.

01 de fevereiro de 2026 às 21:17   - Atualizado às 21:55

Raquel Lyra e João Campos

Raquel Lyra e João Campos Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Os pesquisadores do instituto Datafolha vão às ruas pela primeira vez neste ano de 2026l para medir a intenção de voto em Pernambuco para o governo do estado. O início das entrevistas está marcado para esta próxima segunda-feira (2), com o final previsto para quinta-feira (5) — data na qual os dados devem ser divulgados.

A corrida pelo Palácio do Campo das Princesas opõe a atual governadora Raquel Lyra (PSD) ao prefeito de Recife, João Campos (PSB), que disputam o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.

O Datafolha vai realizar 1.022 entrevistas presenciais com moradores do estado com 16 anos ou mais. A pesquisa também medirá a intenção de voto ao Senado na pesquisa registrada na base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira, 30 de janeiro.

Perfis

A governadora Raquel Lyra foi incentivada por petistas de peso, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e quadros locais do partido, sobretudo aqueles com cadeiras na Assembleia Legislativa. Entretanto, a sigla de Gilberto Kassab tem os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) como presidenciáveis.

Já o prefeito de Recife é presidente nacional do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, que manifesta apoio à reeleição de Lula neste ano. Raquel Lyra é ex-tucana e migrou para o PSD em março como parte do plano de se aproximar do governo federal.

Disputa por Lula

Pernambuco vivencia uma corrida pelo apoio do petista na eleição do ano que vem entre Lyra e Campos. Um exemplo da disputa pelo apoio de Lula ocorreu em agosto, quando Campos aproveitou a ausência da chefe do Palácio do Campo das Princesas em compromissos de Lula no estado para se colocar como “soldado” do petista e tentar esvaziar a ideia de palanque duplo na disputa.

Por outro lado, também há proximidade de Lyra com o Planalto. O evento de filiação dela ao PSD contou com a presença dos três ministros de Lula que fazem parte da sigla Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Aquicultura e Pesca). As senadoras governistas Eliziane Gama (MA) e Zenaide Maia (PB) também prestigiaram
a pernambucana.

 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:39, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fiscalização da PRF em rodovia.
Estradas

PRF lança Operação Carnaval nas rodovias federais de Pernambuco a partir desta sexta (13)

Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Desfile de carnaval.
Festa

Carnaval: confira blocos, polos e prévias nesta sexta (13) em Recife e Olinda

Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter