O início das entrevistas está marcado para esta próxima segunda-feira (2), com o final previsto para quinta-feira (5) data na qual os dados devem ser divulgados.
01 de fevereiro de 2026 às 21:17 - Atualizado às 21:55
Raquel Lyra e João Campos Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Os pesquisadores do instituto Datafolha vão às ruas pela primeira vez neste ano de 2026l para medir a intenção de voto em Pernambuco para o governo do estado. O início das entrevistas está marcado para esta próxima segunda-feira (2), com o final previsto para quinta-feira (5) — data na qual os dados devem ser divulgados.
A corrida pelo Palácio do Campo das Princesas opõe a atual governadora Raquel Lyra (PSD) ao prefeito de Recife, João Campos (PSB), que disputam o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.
O Datafolha vai realizar 1.022 entrevistas presenciais com moradores do estado com 16 anos ou mais. A pesquisa também medirá a intenção de voto ao Senado na pesquisa registrada na base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira, 30 de janeiro.
A governadora Raquel Lyra foi incentivada por petistas de peso, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e quadros locais do partido, sobretudo aqueles com cadeiras na Assembleia Legislativa. Entretanto, a sigla de Gilberto Kassab tem os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Ratinho Jr. (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) como presidenciáveis.
Já o prefeito de Recife é presidente nacional do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, que manifesta apoio à reeleição de Lula neste ano. Raquel Lyra é ex-tucana e migrou para o PSD em março como parte do plano de se aproximar do governo federal.
Pernambuco vivencia uma corrida pelo apoio do petista na eleição do ano que vem entre Lyra e Campos. Um exemplo da disputa pelo apoio de Lula ocorreu em agosto, quando Campos aproveitou a ausência da chefe do Palácio do Campo das Princesas em compromissos de Lula no estado para se colocar como “soldado” do petista e tentar esvaziar a ideia de palanque duplo na disputa.
Por outro lado, também há proximidade de Lyra com o Planalto. O evento de filiação dela ao PSD contou com a presença dos três ministros de Lula que fazem parte da sigla Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura) e André de Paula (Aquicultura e Pesca). As senadoras governistas Eliziane Gama (MA) e Zenaide Maia (PB) também prestigiaram
a pernambucana.
2
4
23:39, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
mais notícias
+