Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação da Polícia e Vigilância Sanitária apreende bebidas falsificadas em Pernambuco

O objetivo da ação é prevenir intoxicações e reforçar o combate à fabricação e comercialização de produtos falsificados.

Ricardo Lélis

04 de outubro de 2025 às 19:31   - Atualizado às 19:31

Bebidas apreendidas em operação.

Bebidas apreendidas em operação. Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 3 de outubro, uma operação conjunta do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da Vigilância Sanitária foi realizada no distrito de Usina Água Branca, zona rural de Quipapá, resultando na apreensão de grande quantidade de material suspeito e na condução de um homem à Delegacia de Plantão, em Palmares.

O objetivo da ação é prevenir intoxicações e reforçar o combate à fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas.

A ação foi desencadeada após denúncia sobre a produção e venda de bebidas de origem duvidosa. No local, foram encontrados diversos galões com líquido semelhante a álcool, vasilhames vazios, caixas d’água utilizadas no processo de produção e um botijão com torneira adaptada para engarrafamento.

O responsável, de 59 anos, afirmou exercer a atividade desde 2017, adquirindo o líquido no município de Bezerros e transportando cerca de 200 litros por mês.

Ao todo, foram apreendidos 26 galões do líquido suspeito, seis sacos de vasilhames vazios e 30 grades de bebidas alcoólicas.

Veja Também

O material foi removido com apoio da Prefeitura de Quipapá, e a operação contou ainda com o acompanhamento da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária.

Paralelamente, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) segue investigando os casos relacionados à suspeita de intoxicação por metanol no Estado. Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias e identificar possíveis responsáveis.

Casos de intoxicação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou neste sábado, 4 de outubro, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE), a notificação de seis novos casos suspeitos de intoxicação por metanol.

As novas notificações são de pacientes residentes das cidades de Lajedo, Lagoa do Ouro, Caruaru, Recife, Carpina e Maceió, com idades entre 20 e 58 anos, todos do sexo masculino.

Com as novas notificações, Pernambuco totaliza até o momento 12 casos suspeitos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, e um caso descartado - de acordo com laudos de exames realizados no paciente, as alterações não eram compatíveis com intoxicação exógena.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:26, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter