Pernambuco, 01 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação da Polícia e Vigilância Sanitária apreende bebidas falsificadas em Pernambuco

O objetivo da ação é prevenir intoxicações e reforçar o combate à fabricação e comercialização de produtos falsificados.

Ricardo Lélis

04 de outubro de 2025 às 19:31   - Atualizado às 19:31

Bebidas apreendidas em operação.

Bebidas apreendidas em operação. Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 3 de outubro, uma operação conjunta do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da Vigilância Sanitária foi realizada no distrito de Usina Água Branca, zona rural de Quipapá, resultando na apreensão de grande quantidade de material suspeito e na condução de um homem à Delegacia de Plantão, em Palmares.

O objetivo da ação é prevenir intoxicações e reforçar o combate à fabricação e comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas.

A ação foi desencadeada após denúncia sobre a produção e venda de bebidas de origem duvidosa. No local, foram encontrados diversos galões com líquido semelhante a álcool, vasilhames vazios, caixas d’água utilizadas no processo de produção e um botijão com torneira adaptada para engarrafamento.

O responsável, de 59 anos, afirmou exercer a atividade desde 2017, adquirindo o líquido no município de Bezerros e transportando cerca de 200 litros por mês.

Ao todo, foram apreendidos 26 galões do líquido suspeito, seis sacos de vasilhames vazios e 30 grades de bebidas alcoólicas.

Veja Também

O material foi removido com apoio da Prefeitura de Quipapá, e a operação contou ainda com o acompanhamento da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária.

Paralelamente, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) segue investigando os casos relacionados à suspeita de intoxicação por metanol no Estado. Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias e identificar possíveis responsáveis.

Casos de intoxicação

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou neste sábado, 4 de outubro, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/PE), a notificação de seis novos casos suspeitos de intoxicação por metanol.

As novas notificações são de pacientes residentes das cidades de Lajedo, Lagoa do Ouro, Caruaru, Recife, Carpina e Maceió, com idades entre 20 e 58 anos, todos do sexo masculino.

Com as novas notificações, Pernambuco totaliza até o momento 12 casos suspeitos de intoxicação por metanol associado ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, e um caso descartado - de acordo com laudos de exames realizados no paciente, as alterações não eram compatíveis com intoxicação exógena.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:07, 01 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra (PSD) divulga aviso por meio de nota.
Aviso

Raquel Lyra reforça alerta e medidas de segurança diante das fortes chuvas em Pernambuco

A governadora reforçou a importância de que a população redobre os cuidados e siga rigorosamente as orientações da Defesa Civil.

Raquel Lyra e Túlio Gadêlha.
Mudança

Filiação de Túlio Gadêlha ao PSD é adiada por causa das fortes chuvas; veja nova data

No mesmo ato, o deputado anunciará a pré-candidatura ao Senado Federal e confirmará a entrada na chapa liderada pela governadora nas eleições em Pernambuco.

Chuvas afetam cronograma de atividades das Universidades.
Orientações

Chuvas no Recife levam universidades a suspender aulas pela manhã nesta quarta-feira (1); veja

Segundo os comunicados oficiais, ao longo do dia será feita uma avaliação das condições de mobilidade e da intensidade das chuvas.

mais notícias

+

Newsletter