Pernambuco, 12 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação investiga irregularidades em postos de combustíveis de Pernambuco

Os estabelecimentos fiscalizados foram selecionados a partir do cruzamento de dados fiscais e operacionais coletados entre os anos de 2025 e o início de 2026.

Ricardo Lélis

03 de junho de 2026 às 17:19   - Atualizado às 17:19

Operação investiga postos de combustível.

Operação investiga postos de combustível. (Foto: Divulgação)

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de Pernambuco (CIRA-PE) deflagrou, na manhã desta quarta-feira, 3 de junho, a “Operação Ativos de Carbono – Fase III”, com objetivo de verificar possíveis irregularidades tributárias, o cumprimento das normas de proteção ao consumidor e a regularidade dos produtos comercializados.

A ação ocorreu em 19 postos de combustíveis e foi coordenada pela Diretoria Geral de Operações Estratégicas da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), em parceria com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) e o Procon-PE, com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

O CIRA-PE reúne representantes do MPPE, da Sefaz-PE, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e atua na recuperação de ativos e no combate a fraudes tributárias e infrações correlatas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Operação

De acordo com o coordenador operacional do CIRA-PE, promotor de Justiça João Maria Rodrigues, os estabelecimentos fiscalizados nesta quarta-feira foram selecionados a partir do cruzamento de dados fiscais e operacionais coletados entre os anos de 2025 e o início de 2026.

Inicialmente, o foco da investigação estava concentrado em um único contribuinte que já possuía comunicação formal relacionada à prática de crime tributário.

Veja Também

"A partir desse estudo preliminar, o MPPE e a Sefaz-PE ampliaram o escopo da análise, alcançando um universo maior de postos de combustíveis passíveis de fiscalização", explicou o Coordenador Operacional do CIRA-PE.

Na operação anterior, os órgãos fiscalizadores identificaram 600 mil litros de combustíveis sem comprovação e certificação de origem.

Durante a operação, as equipes de fiscalização do Ipem e do Procon-PE realizaram testes para verificar o percentual de etanol presente na gasolina e o cumprimento de outras exigências previstas na legislação. 

Foram identificadas diversas irregularidades em parte dos estabelecimentos vistoriados. Entre elas, o vazamento em bico de bomba medidora de combustível, a falta de relatório de dosagem do diesel, a ausência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível e de fácil acesso, e a utilização de maquinetas diferentes para o recebimento de valores e para a emissão de nota fiscal. 

Os estabelecimentos onde foram identificadas irregularidades foram notificados e poderão receber multas, cujos valores variam conforme a gravidade das infrações identificadas. A partir dos relatórios da Sefaz-PE o Ministério Público buscará identificar a ocorrência de crimes tributários.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:45, 12 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cidade de Jaqueira inaugura Santuário de Nossa Senhora Aparecida nesta segunda-feira (12)
Devoção

Em Pernambuco, Santuário de Nossa Senhora Aparecida com 16 metros de altura será inaugurado nesta segunda-feira (12)

Novidade vai transformar a pequena cidade de Jaqueira, na Mata Sul do estado, em ponto de devoção a partir do dia em que se comemora a Padroeira do Brasil.

22ª edição terá percursos de 5 e 10 quilômetros, com largada e chegada no Quartel da corporação.
Esporte

Bombeiros de PE celebram 139 anos com Corrida do Fogo no Recife nesta segunda (12); veja programação

Evento reúne prova infantil, banho de neblina, recreação e desafio com equipamentos de combate a incêndios.

Palhaço Chocolate completa 51 anos de carreira em 2026.
Evento

Por motivo de saúde, Palhaço Chocolate não fará show do Dia das Crianças no Recife

Artista comunicou que não participará da celebração no Parque 13 de Maio; espaço terá outras atividades gratuitas no feriado.

mais notícias

+

Newsletter