Deputado Coronel Alberto Feitosa. Foto: Roberto Soares
Durante a sessão plenária desta tarde, o deputado Coronel Alberto Feitosa lançou uma pergunta que resonou entre os presentes: “O STF é uma instituição ou uma única pessoa?” Essa indagação, carregada de controvérsia, foi feita ao comentar as ações recentes do ministro Alexandre de Moraes, que, segundo o parlamentar, têm causado uma série de debates e tensões no cenário político e social do Brasil.
Feitosa citou as ações polêmicas que envolveram Alexandre de Moraes nos últimos meses, desde as sanções impostas pelos Estados Unidos com a Lei Magnitsky e retaliações públicas que o ministro sofreu com vaias no estádio de futebol - retribuindo com um gesto obsceno que repercutiu no mundo - , a acusações de violação da Lei de Proteção de Dados e de censura prévia apontadas contra o ministro do STF . “Sem falar dos milhares de brasileiros que foram às ruas das cidades brasileiras protestar contra Alexandre de Moraes. Acredito que tantos episódios questionando o exercício público do seu dever como ministro seriam suficientes para o indivíduo colapsar sobre o peso da sua própria vergonha, disparou Feitosa.
Este discurso de Feitosa soma-se às ações de parlamentares de direita em todo o país. Nesta terça-feira, por exemplo, diversos políticos participaram de protestos contra a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, imposta por Alexandre de Moraes. De fato, a polarização do cenário político brasileiro tem intensificado o debate sobre os limites e o funcionamento do STF, especialmente em momentos de tensão institucional.
Assim, o clima de contestação parece estar cada vez mais presente na política brasileira, refletindo uma crise de confiança nas instituições e na sua legitimidade democrática. Por sua vez, as palavras de Feitosa ecoam como um sinal de resistência e de questionamento, que, por sua vez, alimentam o debate sobre o papel do Supremo e sua relação com o exercício da justiça e do poder.
3
07:29, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+