Mulher dá à luz dentro de carro. Foto: Reprodução
Em meio ao trânsito intenso da BR-101, no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, a nutricionista Nathalie Fagundes Targino deu à luz à filha, Maria Teresa, dentro do carro da família. (Veja vídeo abaixo)
O parto aconteceu por volta das 17h35 da quarta-feira, 25 de junho, com o apoio do marido, Matheus Targino, e da vizinha, Janaína Sales.
“Foi algo bem inusitado, porque, na hora, no início, eu fiquei em choque. Vi que ela estava bem e agradeci muito a Deus por aquele momento, porque eu tinha muito receio de acontecer alguma coisa, de passar mal […]. Tinha ficado bem tensa quanto a isso, mas, depois que eu vi que ela estava bem, aí eu descansei”, relatou a mãe da bebê ao g1.
Veja vídeo:
O casal, que mora no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, havia planejado o parto no Centro de Parto Normal (CPN) de Jaboatão dos Guararapes, a cerca de 30 quilômetros de casa.
Nathalie estava na 39ª semana de gestação e passou o dia com contrações, monitorada à distância pelo marido por meio da câmera da babá eletrônica.
Quando Matheus chegou do trabalho, por volta das 16h, as contrações se intensificaram. Com ajuda de vizinhos, o casal organizou o carro para seguir ao hospital, e Janaína se ofereceu para acompanhar. A bolsa estourou no momento em que entraram no veículo. Vinte minutos depois, enquanto passavam pela entrada da comunidade Bola na Rede, Maria Teresa nasceu.
“Minha esposa disse: ‘está saindo, está nascendo’. Janaína foi conosco, nos ajudando. Ela preparou minha filha, segurou no colo. A gente tinha pensado em tudo, mas não na questão de ela nascer realmente no carro. Então, a gente não preparou lençol, nada disso. A única coisa que tinha era a minha camisa. Tirei a camisa rapidamente lá, com o carro em movimento, segurando [a direção] com a mão, com a outra tirando. E passei para Janaína para poder aquecer Maria Teresa”, contou Matheus.
Janaína, que nunca havia participado de um parto, agiu por instinto.
“Quando Maria Teresa nasceu, que peguei ela no colo, falei: ‘o que eu faço agora?’. […] Matheus ia me orientando a massagear (as costas de Nathalie). Quando peguei ela no colo, enrolei, coloquei no colo de Nathalie, perguntei se ela precisava de alguma coisa”, disse.
Com a filha já nos braços da mãe, Matheus mudou o trajeto e dirigiu até a Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela. Placas coladas no carro alertando sobre o trabalho de parto e os gritos de Janaína pedindo passagem foram fundamentais para furar o engarrafamento.
“Esse momento me deu muita força e ânimo. Deus cuidou de tudo. E no tempo certo, Maria Teresa veio para dar muita alegria e sorte”, afirmou a vizinha.
Com informações do G1 Pernambuco
20:19, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
mais notícias
+