Os recursos fazem parte de uma linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e vão financiar o Plano de Estruturação e Modernização do órgão.
MPPE vai receber mais de 120 milhões de reais para combater o crime organizado. Foto: Divulgação/MPPE
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai receber, no primeiro semestre de 2026, um investimento de US$ 25 milhões (cerca de R$ 120 milhões) para ampliar e qualificar suas ações no enfrentamento ao crime organizado e aos crimes ambientais no estado. As informações são do Diário de Pernambuco.
Os recursos fazem parte de uma linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento e vão financiar o Plano de Estruturação e Modernização do MPPE, já autorizado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco após aval ao Governo do Estado para a contratação do financiamento.
A gestão do MPPE definiu o combate ao crime organizado como uma de suas prioridades. Ao longo do ano, a instituição concentrou esforços para fortalecer estruturas internas, ampliar equipes e integrar melhor as ações com outras forças de segurança. O investimento internacional chega em um momento em que o Ministério Público intensifica operações e revisa métodos de atuação para dar respostas mais rápidas e eficazes à sociedade.
Entre as iniciativas já implementadas, o MPPE expandiu o Grupo de Atuação Especializada Contra o Crime Organizado. O Gaeco passou a contar com um segundo núcleo regional em Petrolina, no Sertão, que se soma à unidade de Caruaru e à sede no Recife. Essa expansão veio acompanhada de um aumento de cerca de 70% na força de trabalho do grupo, o que permitiu ampliar o alcance das investigações e das operações em diferentes regiões do estado.
De janeiro até meados de dezembro, o Gaeco realizou 20 grandes operações contra organizações envolvidas em crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, sonegação fiscal e desvios de recursos públicos. As ações resultaram de investigações complexas, baseadas em cruzamento de dados, cooperação institucional e uso de ferramentas tecnológicas, que agora devem ser ampliadas com o novo aporte financeiro.
O MPPE também firmou convênios e termos de cooperação com outras instituições para melhorar o fluxo de informações e acelerar procedimentos. A instituição investiu em tecnologia e capacitação de equipes, buscando dar mais agilidade às análises e maior precisão às investigações. Além disso, o Ministério Público preencheu cargos vagos em Promotorias Criminais de diversas circunscrições, o que ajudou a reduzir gargalos históricos e a distribuir melhor a carga de trabalho.
Na Capital, a Central de Inquéritos ampliou suas atividades e assumiu um papel ainda mais estratégico. Somente neste ano, o setor analisou mais de 10 mil inquéritos encaminhados pela Polícia Civil. No mesmo período, o MPPE apresentou mais de 42 mil denúncias ao Judiciário, além de pedidos de diligências complementares e arquivamentos, sempre dentro dos critérios legais. O Núcleo de Apoio ao Júri também expandiu sua atuação, contribuindo para dar mais celeridade aos julgamentos de crimes dolosos contra a vida.
3
4
10:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
mais notícias
+