Pernambuco, 08 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MPPE dá CINCO dias para prefeito de GRAVATÁ regularizar acúmulo de CARGOS e NEPOTISMO

02 de fevereiro de 2024 às 15:54

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça de Gravatá, fez recomendação ao prefeito do município, Joselito Gomes da Silva, para promover a exoneração de Rayza Laís Carvalho e Silva Arruda do cargo de Supervisora CC-8.

A recomendação se dá em virtude do parentesco de Rayza com Rayana Maria Carvalho e Silva, que está no exercício do cargo de Assessora Jurídica; e pelo fato da acumulação remunerada de cargos públicos, o que contraria o que dispõe o artigo 37, inciso XVI, alínea "c", da Constituição Federal, vez que o cargo de Supervisora CC-8 não é privativo de profissional de saúde, com profissão regulamentada.

A iniciativa da Promotora de Justiça Katarina Kirley de Brito Gouveia levou em consideração o recebimento de manifestação, através da Ouvidoria do MPPE, noticiando a prática de nepotismo na administração pública de Gravatá, em virtude das nomeações de Rayza Laís Carvalho e Silva Arruda e Rayana Maria Carvalho e Silva, que são irmãs, para o exercício dos cargos de Supervisora CC-8 e de Assessora Jurídica CC-5, respectivamente. As diligências preliminares constataram a existência dos vínculos públicos noticiados e do vínculo de parentesco colateral, em segundo grau.

Durante as diligências, verificou-se também que Rayza Laís Carvalho e Silva Arruda está acumulando dois cargos públicos: o de Analista em Saúde, na Secretaria Estadual de Saúde, com vínculo efetivo; e o de Supervisora CC-8, comissionado, na Secretaria de Saúde de Gravatá.

Ao prefeito Joselito Gomes da Silva foi dado prazo, improrrogável, de cinco dias, contados do recebimento da recomendação, para realizar o afastamento de Rayza Laís Carvalho e Silva Arruda e encaminhar cópia da portaria de exoneração para a 1ª Promotoria de Justiça de Gravatá. Caso não seja efetivada e comprovada a providência, no prazo estabelecido, poderá implicar na adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis.

A Recomendação foi publicada na edição nº 1.398 (páginas 14 e 15), do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Pernambuco, do dia 30 de janeiro de 2024.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:05, 08 Jul

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Wesley Safadão e Luan Santana.
Cachês

Wesley Safadão e Luan Santana ganharam mais de R$ 12 millhões no São João de Pernambuco

Os dados são do Painel de Transparência dos Festejos Juninos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Neiff e Capitão Pitomba.
Aprendizado

Neiff revela que está tendo aula de canto com Capitão Pitomba

Neiff explicou que esse passo faz parte de sua proposta de trazer uma nova estética ao gênero Brega-Funk.

Efetivo de segurança pública na Festa das Marocas.
Evento

Festa das Marocas 2025: mais de 615 profissionais das forças de segurança atuaram em Belo jardim

Com investimento superior a R$ 111 mil, a operação mobiliza efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Corregedoria Geral e Ouvidoria da SDS.

mais notícias

+

Newsletter