O andor que irá conduzir a bandeira da Festa será ornado com as flores hortênsias e astromélias nos tons verde e branco que irão simbolizar a esperança e o pedido feito pela maioria dos devotos aos pés da Imaculada.
Procissão da marca início das festividades. Foto: Divulgação
Devotos e fiéis da Imaculada Conceição do Morro se reúnem nesta sexta-feira (28) para o início da 121ª Festa da Imaculada Conceição do Morro, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.
O evento começa com a tradicional procissão de abertura, que traz o andor com a Bandeira da Festa, às 18h, simbolizando o começo oficial dos festejos.
A procissão de abertura celebra também a reabertura do Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro e a imagem restaurada da Santa.
Um trio elétrico e um cortejo litúrgico, formado por padres, coroinhas e outros religiosos, seguirá pela Avenida Norte Miguel Arraes até o Largo Dom Luiz. A romaria então subirá ao alto do Morro pela Rua Itacoatiara, via de acesso aos veículos.
O andor que transporta a bandeira será decorado com flores hortênsias e astromélias nas cores verde e branco, simbolizando esperança e pedidos de paz para a vida, família e o mundo. Fitas devocionais também farão parte da ornamentação.
Ao chegar próximo à Torre da Igreja, a bandeira será hasteada, com a imagem da Imaculada Conceição bordada, permanecendo até o fim da festa. O ato está previsto para às 19h20.
A solenidade de abertura será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Josivaldo Bezerra, às 19h30, no palco montado em frente ao Santuário.
Sábado a 7 de dezembro
Santas Missas no Santuário: 7h, 9h, 11h, 12h e 14h
Santa Missa Solene: 16h
Novena Solene: 19h30 (alternando entre Santuário e palco)
5 de dezembro – Missa do Exército Brasileiro às 9h30, com cerca de 800 soldados.
8 de dezembro (Solenidade da Imaculada Conceição)
Missas de hora em hora a partir da 0h, no Santuário e no palco.
Procissão de encerramento às 15h, saindo da Sede da Prefeitura do Recife, com chegada prevista às 19h na Praça da Conceição, seguida de celebração solene.
9 de dezembro – Missas pós-festa: 9h30, 15h e 19h30.
Durante o período de festividades (29/11 a 7/12), as confissões ocorrerão das 7h às 11h30, 14h30 às 17h e 19h às 21h, e no dia 8/12 das 7h30 às 12h.
Duração: 11 dias
Público estimado para 2025: 2,5 milhões de pessoas
No Santuário: 500 mil fiéis
Na procissão: 300 mil fiéis
O tema da festa traz “Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança”, em homenagem aos 121 anos da festa e ao Jubileu Ordinário da Igreja Católica, que segue até janeiro de 2026.
3
4
11:07, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
mais notícias
+