Pernambuco, 01 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ministro Silvio Costa Filho participa da entrega de equipamentos da APM Terminals no Porto de Suape 

A cerimônia que marca a entrega de 28 equipamentos destinados ao terminal portuário, que está em fase final de implantação acontece na manhã desta segunda-feira (9).

08 de março de 2026 às 18:47   - Atualizado às 23:01

Ministro Silvio Costa Filho participa da entrega de equipamentos da APM Terminals no Porto de Suape 

Ministro Silvio Costa Filho participa da entrega de equipamentos da APM Terminals no Porto de Suape  Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 9 de março, o ministro de Lula, Silvio Costa Filho, participa da cerimônia da APM Terminals Suape que marca a entrega de 28 equipamentos destinados ao terminal portuário, que está em fase final de implantação e será o primeiro 100% eletrificado da América Latina. O Terminal de Uso Privado (TUP), autorizado pelo MPor, conta com investimentos superiores a R$ 2 bilhões. 

Voltado à movimentação de contêineres e carga geral, o terminal está localizado no Complexo Portuário de Suape. As obras geraram mais de 2 mil empregos diretos, além de milhares de postos indiretos. A previsão é que as operações tenham início no segundo semestre de 2026, com capacidade inicial para movimentar até 400 mil TEUs por ano. 

Equipamentos eletrificados 

Com investimentos de R$ 241 milhões, o terminal contará com equipamentos totalmente eletrificados, eliminando o uso de combustíveis fósseis e alinhando-se à meta global da empresa de alcançar o net zero até 2040. A estrutura inclui dois guindastes STS (Ship to Shore), sete guindastes RTGs (Rubber Tyred Gantry Cranes), duas Reach Stackers, uma empilhadeira para 16 toneladas, duas empilhadeiras para contêineres vazios e 14 Terminal Tractors. 

Parte dos equipamentos será operada por controle remoto a partir de salas de controle, tecnologia que contribui para aumentar a segurança e a eficiência das operações. Com essa estrutura, o terminal também poderá operar embarcações de maior porte, ampliando a capacidade logística do porto.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:46, 01 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pernambuco para cristo- IEADPE
Evangelismo

IEADPE apresenta balanço do projeto "Pernambuco para Cristo" com 47.898 novas vidas para Cristo

Com quase 50 mil novos fiéis em um único ano, Assembleia de Deus oficializa nova estratégia missionária para alcançar todas as regiões do estado em 2026.

Yves Ribeiro, oficializou sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Mudanças

Yves Ribeiro se filia ao MDB para disputar vaga na Câmara Federal

O ato foi realizado no diretório estadual da legenda, localizado no bairro do Recife, e reuniu diversas lideranças políticas de Pernambuco e do cenário nacional.

Governadora Raquel Lyra (PSD) divulga aviso por meio de nota.
Aviso

Raquel Lyra reforça alerta e medidas de segurança diante das fortes chuvas em Pernambuco

A governadora reforçou a importância de que a população redobre os cuidados e siga rigorosamente as orientações da Defesa Civil.

mais notícias

+

Newsletter