O encontro também tem como objetivo discutir a segurança dos usuários e cobrar a liberação imediata de recursos federais para melhorias urgentes no sistema de transporte.
Metroviários convocam Assembleia Geral após incêndio no Metrô do Recife. Fotos: Reprodução/ Redes Sociais
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) convocou toda a categoria para uma Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada nesta quinta-feira, 30 de outubro, na Praça de Greve, localizada na Estação Central do Metrô do Recife.
O encontro tem como objetivo discutir a segurança dos usuários, cobrar a liberação imediata de recursos federais para melhorias urgentes no sistema de transporte e deliberar sobre um possível indicativo de greve.
A convocação acontece após o grave incidente registrado no último sábado, 25 de outubro, quando um trem da Linha Centro pegou fogo entre as estações Curado e Alto do Céu.
Segundo a categoria, o acidente não resultou em vítimas graças à rápida atuação do maquinista Antônio Carlos Bezerra, que, com 38 anos de experiência, conseguiu controlar a situação e evitar uma tragédia.
Para o Sindmetro-PE, o episódio evidencia a situação crítica em que se encontra o Metrô do Recife, resultado de anos de abandono, falta de investimento e omissão do governo federal. O sindicato cobra providências imediatas do presidente Lula e do Ministério das Cidades - liderado pelo ministro Jader Barbalho Filho -, responsáveis pela gestão do sistema metroviário.
“O que ocorreu no sábado é reflexo direto da negligência com o transporte sobre trilhos em Pernambuco. Não podemos esperar que uma tragédia aconteça para que medidas concretas sejam tomadas”, alerta a direção do Sindmetro-PE.
O sindicato reforça que a segurança dos trabalhadores e dos usuários deve ser prioridade e convoca a população a acompanhar e apoiar as mobilizações pela recuperação do sistema metroviário pernambucano.
2
4
19:36, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.
O prazo se diferencia a depender de onde vai ser o recurso. Em até 30 dias úteis se for da União ou Estado e em até 60 dias úteis quando for recursos próprios do município
mais notícias
+