O parto normal foi realizado no Hospital Ermírio Coutinho (HEC), localizado em Nazaré da Mata, à 0h38 deste 1º de janeiro.
02 de janeiro de 2026 às 14:44 - Atualizado às 14:47
Emanuelle com a pequena Luna nos Braços. Foto: Divulgação
Com 2.915 kg e 45 centímetros, Luna foi a primeira bebê nascida em uma unidade de saúde da Rede Estadual de Pernambuco em 2026 sob a gestão da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O parto normal foi realizado no Hospital Ermírio Coutinho (HEC), localizado em Nazaré da Mata, à 0h38 deste 1º de janeiro. A mãe e a bebê estão estáveis e seguem internadas em observação.
A mãe da recém-nascida, Emanuele Priscila Ferreira da Silva, de 30 anos, chegou à unidade na manhã do último dia 31/12, onde passou a ser acompanhada pela equipe de obstetrícia do serviço de saúde, que é gerenciado pela Fundação Manoel da Silva Almeida / Hospital Maria Lucinda.
“Iniciar o ano de 2026 com o nascimento de Luna foi um presente. Eu só tenho a agradecer ao Hospital Ermírio Coutinho por ter nos atendido super bem e por ter realizado um acolhimento maravilhoso”, comemorou a mãe da recém-nascida.
O HEC realiza em média 204 partos por mês, dos quais 70,5% são normais. A unidade conta com 51 leitos, sendo 21 de obstetrícia, 10 de pediatria, 10 de clínica médica e outros 10 de pediatria voltado para casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
“É uma alegria saber que a primeira bebê nascida na Rede Estadual de Saúde de Pernambuco em 2026 veio ao mundo aqui, no Hospital Ermírio Coutinho. Esse momento representa vida, esperança e o trabalho diário de equipes que cuidam com responsabilidade, técnica e humanidade, garantindo um parto seguro, acolhedor e respeitoso para a mãe e para a bebê. Para nós, fica o orgulho de iniciar 2026 fazendo o que nos move todos os dias: cuidar de pessoas e de histórias que estão apenas começando”, destacou a diretora geral do Hospital, Neusa Dias.
3
4
12:28, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
mais notícias
+