O mecanismo é utilizado nos grandes eventos do Estado, aumentando a integração entre as forças de segurança.
02 de janeiro de 2026 às 14:14 - Atualizado às 14:16
Policia usando tecnologia para investigação. Foto: Divulgação
O reconhecimento facial da Secretaria de Defesa Social permitiu que a polícia desse cumprimento a três mandados de prisão, durante os shows realizados na praia do Pina. As prisões aconteceram após os imputados serem reconhecidos e identificados pela ferramenta.
Os foragidos, um homem de 30 anos, que tinha mandado de prisão expedido pela comarca do Recife; outro homem de 34 anos, com mandado expedido pela Vara Criminal da Comarca de São Lourenço da Mata e o terceiro homem de 51 anos, com mandado de prisão expedido pela comarca de Sirinhaém. Através dessa tecnologia, a polícia realizou a captura e o encaminhamento dos imputados ao Sistema Prisional de Pernambuco.
“Esse resultado demonstra como o investimento em tecnologia fortalece o trabalho das forças de segurança. O reconhecimento facial tem se mostrado uma ferramenta eficaz para identificar foragidos da Justiça e garantir mais segurança à população em grandes eventos”, declarou a secretária de Defesa Social, em exercício, Mariana Cavalcanti.
O mecanismo é utilizado pela SDS nos grandes eventos do Estado, aumentando a integração entre as forças de segurança de Pernambuco com demais órgãos de justiça e segurança, inclusive na esfera nacional.
Além do reconhecimento facial, a SDS utiliza outras tecnologias que auxiliam os trabalhos policiais, e nos principais polos cobertos pela Operação Réveillon, atuando com uso de drones, plataformas de observação e helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Sem deixar de mencionar o emprego tático dos homens e mulheres que compõem as forças de segurança estadual, atuando em 4.538 postos de trabalho, durante todo o período do evento, que acontece de 27/12/2025 a 01/01/2026.
1
2
4
09:29, 13 Set
27
°c
Fonte: OpenWeather
A abertura do período de ensaios começou na última segunda-feira (07) e tudo transcorreu dentro da normalidade.
Operação terá 477 lançamentos das forças de segurança, com drones, helicóptero e reconhecimento facial em Boa Viagem.
Três policiais estavam no veículo, foram socorridos e permanecem em acompanhamento médico, segundo a corporação.
mais notícias
+