Presidente Lula com a bandeira de Pernambuco. Foto: Ricardo Stuckert
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa às 16h da próxima terça-feira, 2 de dezembro, da cerimônia de entrega da Barragem Panelas II, no município de Cupira (PE), em mais uma etapa do Caminho das Águas.
Na ocasião, será anunciada a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul. O presidente Lula estará acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de outras autoridades.
As ações reforçam a segurança hídrica na Zona da Mata Sul de Pernambuco e fazem parte do sistema integrado de controle e regularização de cheias dos rios Una e Sirinhaém, estruturado após as grandes inundações de 2010 e 2017.
O complexo de barragens tem como objetivo amortecer picos de vazão, proteger áreas urbanas vulneráveis e assegurar a regularização hídrica para consumo humano e uso produtivo regional.
A Barragem Panelas II, localizada em Cupira (PE), tem capacidade de armazenamento de 16,89 milhões de metros cúbicos para usos diversos.
O volume útil para contenção de cheias é de até 7,1 milhões de metros cúbidos. Serão beneficiadas as cidades de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. A população beneficiada é estimada em 169.423 habitantes. O total de investimento previsto é de R$ 66 milhões.
No mesmo dia, será dada a ordem de serviço para a retomada das obras de conclusão da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul (PE).
A obra, que está paralisada desde junho de 2015, será retomada no âmbito do Novo PAC para ser concluída até fevereiro de 2030. A Barragem proporcionará proteção contra inundações para as cidades de Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros.
Além disso, reforçará o fornecimento de água para o município de São Benedito do Sul e seu distrito de Igarapeba, beneficiando uma população de 186 mil habitantes. O volume útil para contenção de cheias é de 33,3 milhões de metros cúbicos. O valor total do investimento é de R$ 71 milhões.
2
4
00:35, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+