Pernambuco, 05 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Laudo da PRF aponta velocidade excessiva e falta de cintos em acidente que matou 17 no Agreste

O documento não representa a conclusão das investigações, mas descreve a dinâmica do sinistro e as condições do veículo no momento da colisão.

Ricardo Lélis

20 de novembro de 2025 às 15:17   - Atualizado às 15:17

Acidente no Agreste de Pernambuco deixou 17 mortos.

Acidente no Agreste de Pernambuco deixou 17 mortos. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Um laudo preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicou que o excesso de velocidade e a ausência de uso dos cintos de segurança podem ter contribuído para o acidente que deixou 17 mortos em 17 de outubro, na Serra dos Ventos, entre Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco. O veículo, um ônibus fretado, tombou durante o trajeto de volta para a Bahia.

O documento, obtido pelo G1, não representa a conclusão das investigações, mas descreve a dinâmica do sinistro e as condições do veículo no momento da colisão. Segundo o relatório, o ônibus trafegava a 90 km/h, quase o dobro da velocidade máxima permitida no trecho, que é de 50 km/h.

O ônibus havia sido fretado por uma empresa de Brumado (BA) e transportava compradores de um centro atacadista em Santa Cruz do Capibaribe (PE). No momento do acidente, por volta das 19h40, o veículo seguia pela BR-423, em um trecho sinuoso e com pouca iluminação.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que havia pelo menos 40 passageiros a bordo, número superior ao registrado no termo de fretamento. As autoridades suspeitam que algumas pessoas tenham entrado como carona durante o percurso.

O laudo aponta que nenhum ocupante utilizava o cinto de segurança, o que agravou a gravidade dos ferimentos.

Veja Também

Os peritos observaram ainda que os cintos não estavam visíveis ou acessíveis, o que pode ter dificultado o uso pelos passageiros.

Os especialistas não encontraram indícios de falhas mecânicas, problemas nos freios, falta de manutenção, má conservação da pista ou condições climáticas adversas.

A PRF concluiu que o motorista perdeu o controle da direção, possivelmente agravado pela velocidade incompatível com um trecho de declive prolongado, pista simples, curva acentuada e ausência de área de escape.

O relatório também destacou que o condutor provavelmente não reduziu a velocidade antes da curva, conforme determina a legislação.

No ponto da colisão, havia uma sinalização horizontal indicando limite de 50 km/h, mas o número estava desgastado. Já a sinalização vertical de limite de velocidade não existia no local, embora houvesse placas alertando sobre o declive e recomendando o uso do freio motor e a verificação dos freios.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:39, 05 Mar

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

De imediato, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que compareceu ao local e realizou os procedimentos médicos necessários.
Socorro

No Recife, policiais militares do 13º BPM auxiliam gestante que entra em trabalho de parto na r

De imediato, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que compareceu ao local e realizou os procedimentos médicos necessários.

O caso será encaminhado à Polícia Civil, para identificação do proprietário do veículo e adoção das medidas legais cabíveis.
Transporte

Em Caruaru, PRF flagra 18 bodes amontoados em carro; sete morreram devido o aperto e falta de ar

O caso será encaminhado à Polícia Civil, para identificação do proprietário do veículo e adoção das medidas legais cabíveis.

Deputado Joel da Harpa apresenta projeto com ônibus e vagão de metrô exclusivos para mulheres
Proteção

Deputado Joel da Harpa apresenta projeto com ônibus e vagão de metrô exclusivos para mulheres

Proposta tramita na Alepe e estabelece que, das 6h às 9h e das 17h às 20h, empresas responsáveis pelo transporte público deverão destinar espaços exclusivos para passageiras. 

mais notícias

+

Newsletter