Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça determina que Prefeitura do Recife reassuma gestão do Túnel da Abolição

Desde sua inauguração, o local registra recorrentes casos de alagamento, mesmo em períodos sem chuva.

Ricardo Lélis

20 de novembro de 2025 às 15:47   - Atualizado às 15:47

Túnel da Abolição, no Recife.

Túnel da Abolição, no Recife. (Foto: Reprodução/ Internet)

A Justiça de Pernambuco determinou que a Prefeitura do Recife reassuma a administração do Túnel da Abolição, após ação movida pelo Governo do Estado.

A decisão liminar foi proferida pela juíza Orleide Rosélia Nascimento Silva, da 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que estabeleceu prazo de 15 dias para que o município formalize o recebimento do equipamento.

Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 5 mil. A medida também inclui a obra de alargamento do Pontilhão do Canal do Prado.

Com 287 metros, o Túnel da Abolição foi construído como parte das intervenções de mobilidade urbana para a Copa de 2014 e passou a ser administrado pela Emlurb em 2015.

Segundo o Governo do Estado, as obras executadas à época ficaram incompletas, o que levou à celebração de um novo contrato de intervenção em 2022.

Veja Também

O governo afirma que, após ajustes contratuais realizados em janeiro de 2023, finalizou os trabalhos em fevereiro de 2025 e tentou devolver administrativamente a gestão à prefeitura, responsável pela operação de equipamentos urbanos.

No entanto, o município não assumiu o túnel no âmbito administrativo. Em setembro, o vice-prefeito Victor Marques (PCdoB) chegou a anunciar que a prefeitura retomaria a manutenção do túnel, mas a informação contestada pela oposição.

Desde sua inauguração, o Túnel da Abolição registra recorrentes casos de alagamento, mesmo em períodos sem chuva.

Especialistas do CREA-PE apontam que a estrutura foi construída sobre uma área de lençol freático elevado, o que favorece infiltrações e reduz a vida útil da obra. Falhas de manutenção, acúmulo de lixo e limpeza inadequada das galerias também são citados como fatores que agravam os problemas de drenagem.

Crítica de Eduardo Moura

No dia 29 de setembro, o vereador Eduardo Moura (Novo) criticou o vídeo divulgado pela Prefeitura do Recife, em que o vice-prefeito Victor Marques anunciou que a gestão do Túnel da Abolição “ficará agora com o Recife” após suposta falha do Governo do Estado.

Moura classificou a declaração como tentativa de desviar responsabilidades e destacou que, à época dos problemas, tanto a Prefeitura quanto o Governo de Pernambuco estavam sob gestão do PSB — com Geraldo Júlio como prefeito e Paulo Câmara como governador.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:07, 04 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bombeiro é suspeito de matar estudante de medicina.
Detenção

Justiça decreta prisão preventiva de bombeiro suspeito de matar estudante após briga de trânsito

O crime ocorreu na quarta-feira, 30 de setembro, na Avenida Professor Walter Thaumaturgo, conhecida como Avenida do Povo.

Alexandre de Moraes, ministro do STF
Ataques

Moraes multa advogado em R$ 5 mil por comando oculto em petição para burlar IA do STF

O advogado Marcelo Henrique Martins, registrado na seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atua na defesa de um dos réus pelos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Presidente do STF, ministro Edson Fachin.
Justiça

Fachin rejeita pedido de Flávio Bolsonaro para afastar Dino de processos no STF

Nesta semana, o ministro também suspendeu a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que barrou postagens que ligaram Flávio Bolsonaro a um projeto de lei para retirar de Nossa Senhora Aparecida

mais notícias

+

Newsletter