Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Joel da Harpa vai propor projeto de lei, após repercussão de punição de PM por uso de bigode

O deputado acredita que é preciso conciliar disciplina com modernização e respeito aos profissionais.

29 de janeiro de 2026 às 21:50   - Atualizado às 22:18

Após repercussão de punição de PM por uso de bigode, Joel da Harpa apresentará mudança para mulheres e homens

Após repercussão de punição de PM por uso de bigode, Joel da Harpa apresentará mudança para mulheres e homens Foto: Divulgação

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Joel da Harpa, criticou duramente a punição aplicada a um policial militar por uso de barba e bigode, caso que gerou ampla repercussão nos últimos dias. Para o parlamentar, a decisão é retrógrada e não condiz com a realidade atual da sociedade e das forças de segurança.

Joel acredita que é preciso conciliar disciplina com modernização e respeito aos profissionais.

“A Polícia Militar precisa evoluir junto com a sociedade. Manter punições por aparência é insistir em um modelo que já não faz sentido. Isso é um pensamento atrasado. Não vivemos mais em tempos de guerra, nem em um modelo militar ultrapassado que ignora a dignidade e a individualidade do profissional”, afirma.

Diante da repercussão do caso, o deputado anunciou que irá apresentar um projeto de lei propondo mudanças no regulamento interno da Polícia Militar, tanto para homens quanto para mulheres. Entre as principais alterações, Joel da Harpa propõe que as mulheres da PM não sejam mais obrigadas a manter os cabelos presos, podendo utilizá-los soltos, desde que de forma adequada ao serviço. 

Já para os homens, o projeto prevê a liberação do uso de barba rala, bigode mais cheio e cavanhaque, desde que mantidos com asseio.

Veja Também

“Estou apresentando mudanças importantes. Se aprovado, as mulheres não serão mais obrigadas a usar o cabelo preso o tempo todo, e os homens poderão usar cavanhaque, barba rala e bigode mais cheio. Não existe motivo razoável para proibir isso”, destacou.

O parlamentar lembra que outros estados já avançaram nesse debate. Na Bahia, por exemplo, houve atualização do regulamento da Polícia Militar, especialmente em relação às mulheres, permitindo o uso de tranças, tiaras e outros estilos de cabelo. Já a Polícia Penal de São Paulo possui um regulamento específico que autoriza o uso de barba pelos servidores.

O deputado reconhece que a Polícia Militar segue regras rígidas de padronização e disciplina, herdadas da tradição militar, mas defende que esses critérios precisam ser atualizados. Entre os argumentos usados historicamente para a proibição da barba estão a padronização visual, a facilidade de identificação, questões operacionais (como o uso de máscaras e equipamentos) e a tradição das Forças Armadas.

“Não há qualquer comprovação de que uma barba rala ou um bigode mais cheio comprometam a identificação ou a segurança. Da mesma forma, permitir que mulheres usem o cabelo solto não afeta a disciplina nem a operacionalidade”, reforça o deputado ao rebater as justificativas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:03, 12 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Fiscalização da PRF em rodovia.
Estradas

PRF lança Operação Carnaval nas rodovias federais de Pernambuco a partir desta sexta (13)

Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

Desfile de carnaval.
Festa

Carnaval: confira blocos, polos e prévias nesta sexta (13) em Recife e Olinda

Os eventos acontecem desde o início da tarde e seguem até a madrugada, distribuídos por pontos estratégicos das duas cidades históricas de Pernambuco.

mais notícias

+

Newsletter