A estrutura artística contou com mais de 40 bandas e orquestras, mobilizando aproximadamente 600 profissionais da música, entre músicos, maestros, técnicos, produtores e equipes de apoio.
19 de fevereiro de 2026 às 14:19 - Atualizado em 20 de fevereiro de 2026 às 15:16
Instituto Gilberto Giba Sobral impulsiona Carnaval de Olinda com 600 músicos, mais de 40 bandas e público superior a 15 mil pessoas Foto: Divulgação
O Instituto Gilberto Giba Sobral atuou de forma estratégica na articulação e intermediação de parcerias durante o período carnavalesco, conectando marcas e blocos com o objetivo de promover o crescimento de Olinda, gerar trabalho e renda, impulsionar a cultura local e fortalecer os empreendimentos culturais da cidade.
Parte das ações foi construída por meio da parceria com a Amstel (Grupo Heineken), contemplando alguns blocos. Outros receberam patrocínio direto do Instituto por meio de parcerias com artistas locais, além do apoio da marca Absorvente Sym, ampliando a estrutura e a capacidade de realização dos eventos.
Além de fortalecer a programação, as parcerias também trouxeram impacto financeiro direto, permitindo uma economia mínima de 10% nos custos de bar e operações dos blocos, contribuindo para maior sustentabilidade e viabilidade das produções.
Entre os blocos apoiados estiveram o Garoto da Noite, Papudinhos do Bonsucesso, Metido a Rico, Bom Demais, John Travolta, A Cadeirada, Bloco 7 Cores, O Galã e o Bloco Infantil Anita Folia, entre outros que juntos somam quase 30 blocos fortalecidos pela iniciativa.
Ao longo da programação, mais de 15 mil pessoas participaram das ações, entre público nos ambientes fechados e as multidões que ocuparam as ladeiras de Olinda, ampliando significativamente o alcance cultural e o impacto econômico.
A estrutura artística contou com mais de 40 bandas e orquestras, mobilizando aproximadamente 600 profissionais da música, entre músicos, maestros, técnicos, produtores e equipes de apoio.
Para o presidente do Instituto, Alvaro Lopes, o papel da instituição vai além do apoio financeiro.
“Nosso compromisso é construir pontes. Quando marcas como a Amstel, a Sym e o próprio Instituto acreditam na cultura popular, estamos promovendo desenvolvimento econômico, fortalecendo empreendedores culturais e garantindo que o Carnaval seja também uma grande ferramenta de transformação social. O Instituto acredita em uma Olinda maior, com mais geração de emprego e renda, com cultura pulsando o ano inteiro e não apenas no Carnaval.”
Os números consolidam o impacto: cultura que gera trabalho, renda e dignidade. O Carnaval de Olinda, quando estruturado com responsabilidade e parceria, se transforma em desenvolvimento real para a cidade e em base para um calendário cultural permanente.
3
21:17, 20 Fev
28
°c
Fonte: OpenWeather
Assessoria de comunicação do evento enviou nota ao site Portal de Prefeitura apresentando sua versão sobre a interrupção da apresentação dos Neiffs na terça-feira de carnaval.
Segundo o instituto, o número de pessoas ocupadas no estado passou de 3.637.000 no quarto trimestre de 2024 para 3.768.000 no quarto trimestre de 2025.
Raquel Lyra também afirmou que após o carnaval, serão nomeados agentes da Polícia Científica e depois da Polícia Civil
mais notícias
+