Humberto Costa e Teresa Leitão votam contra veto de Lula. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
Mesmo sendo aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os senadores pernambucanos Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT, votaram a favor da derrubada do veto presidencial que resgatou subsídios bilionários para setores da indústria, uma medida que, segundo estimativas da Associação dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), pode gerar um custo adicional de até R$ 197 bilhões na conta de luz dos brasileiros até 2050.
A decisão dos dois petistas segue uma movimentação que surpreendeu até mesmo parte da base do governo. Isso porque, apesar de o veto ter sido imposto por Lula, o próprio Partido dos Trabalhadores liderou o movimento para derrubá-lo.
No Senado, sete parlamentares do PT votaram contra o veto. Na Câmara, o partido foi quem mais votou pela rejeição, com 63 votos.
O que chama atenção é que a decisão ocorre justamente no momento em que o governo defende a redução da tarifa de energia, especialmente para famílias de baixa renda.
A contradição ficou evidente e foi rapidamente explorada até por aliados, como o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).
“Num dia, Lula propõe zerar a conta de luz. No outro, sua base no Congresso vota para aumentá-la. Essa é a realidade do Brasil hoje”, criticou.
Humberto Costa e Teresa Leitão optaram por se alinhar ao posicionamento do Congresso, contrariando uma decisão do próprio presidente Lula, de quem são aliados históricos.
Veja lista de como os senadores votaram:
48 votaram pela derrubada do veto:
12 votaram pela manutenção do veto:
3
09:31, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
mais notícias
+