Sindicato confirma greve no Metrô do Recife. Foto: Jameson Ramos/Sindmetro-PE
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) aprovou, em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 30 de outubro, a deflagração de greve por tempo indeterminado. A paralisação terá início à meia-noite da próxima segunda-feira, 3 de outubro, afetando toda a operação do Metrô do Recife.
A partir desta sexta-feira (31), a categoria iniciará a organização do comando de greve.
A decisão ocorre após meses de tentativas frustradas de diálogo com o governo federal e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo sistema. Os metroviários reivindicam a liberação imediata de recursos para manutenção, modernização da frota e melhoria das condições de trabalho, demandas consideradas urgentes diante da situação precária de composições e estações.
O Metrô do Recife transporta cerca de 170 mil passageiros diariamente, mas enfrenta falhas constantes, atrasos e risco crescente à segurança de trabalhadores e usuários.
Para Thiago Mendes, vice-presidente do Sindmetro-PE, o sucateamento do metrô é uma decisão política pensada para convencer a população de que a privatização seria a melhor saída.
“A gente avalia que, se não tivéssemos mobilizado a categoria e os movimentos para fazer essa assembleia — que, na verdade, virou um ato —, a governadora Raquel Lyra correria solta para tentar dar uma solução e uma saída política que, na nossa avaliação, não é a melhor para a crise instalada aqui em Pernambuco”, afirma.
“Então, a gente entende que essa movimentação que fizemos vai garantir que possamos apresentar o outro lado da história — que façamos o debate a partir de outra perspectiva, uma perspectiva de classe, da classe trabalhadora, que tem uma outra visão: a de que privatizar não é a solução”, complementa Thiago Mendes.
O sindicato reforça que a situação do transporte sobre trilhos é de sucateamento e insuficiência operacional.
Os metroviários cobram o cumprimento da promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha de 2022, quando garantiu que o Metrô do Recife não seria privatizado.
A Fenametro e o Sindmetro-PE realizam campanha de mídia externa para alertar que a privatização levaria ao aumento da tarifa e à piora dos serviços, lembrando o caso de Belo Horizonte, onde a privatização resultou em aumento imediato das passagens e demissões de trabalhadores.
“O presidente precisa nos ouvir e suspender qualquer processo de privatização, garantindo recursos e diálogo para oferecer um metrô público, seguro e eficiente”, afirma Luiz Soares.
Durante a paralisação, equipes de plantão garantirão a segurança das instalações, mantendo o sindicato aberto ao diálogo desde que haja proposta concreta de investimento e valorização do transporte metroviário.
“Não queremos paralisar por vontade própria, mas por necessidade. O metrô é patrimônio do povo pernambucano, e nossa luta é para que ele continue público, seguro e eficiente”, conclui Luiz Soares.
A assessoria do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) informa que a greve por tempo indeterminado terá início a partir da 0h da segunda-feira (3), e não no domingo (2), como divulgado anteriormente.
A paralisação afetará toda a operação do Metrô do Recife, em protesto contra o sucateamento do sistema, a falta de investimentos e o risco à segurança de trabalhadores e usuários.
O sindicato reforça que segue aberto ao diálogo, desde que haja compromisso real com a recuperação do metrô e a garantia de um transporte público, seguro e eficiente para a população pernambucana.
3
4
12:49, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.
A iniciativa surge em um momento em que os estoques de sangue costumam diminuir, enquanto a demanda hospitalar continua elevada.
O estudo busca medir a percepção da população sobre a atuação das administrações municipais, com base em critérios definidos pela própria instituição responsável pela pesquisa.
mais notícias
+