Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governadora abre Festival Pernambuco Meu País Verão em Itamaracá e Litoral Norte volta a se destacar

Evento movimenta toda a região e aquece a economia, turismo e valorização de uma área que não recebia investimentos por anos do governo estadual.

01 de fevereiro de 2026 às 08:17   - Atualizado às 19:56

Governadora Raquel Lyra abre Festival Pernambuco Meu País Verão em Itamaracá

Governadora Raquel Lyra abre Festival Pernambuco Meu País Verão em Itamaracá Foto: Janaína Pepeu/Secom

Impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural da Mata Norte do Estado, a governadora Raquel Lyra (PSD) comandou, na sexta-feira, 30 de janeiro, a abertura do Festival Pernambuco Meu País Verão, em Itamaracá. Última parada desta edição, a festividade consolida o projeto como uma política cultural descentralizada e contínua do Governo de Pernambuco.

Na ocasião, a chefe do Executivo estadual anunciou que o Governo do Estado irá elaborar, em breve, o projeto de requalificação da estrada de acesso à Praia do Sossego, no município, reforçando o compromisso com a infraestrutura e o desenvolvimento local.

“É uma grande alegria estar aqui, ao lado do Forte de Itamaracá, realizando um festival lindo e encerrando a edição de verão do Festival Pernambuco Meu País, que foi um sucesso absoluto. É muito especial vir a esta ilha e perceber que não se trata apenas de um festival, mas do resgate da autoestima de um povo do Litoral Norte do Estado, que por muito tempo careceu de investimentos e não era visto pelo Governo de Pernambuco. Aproveito para reafirmar o compromisso de realizar a obra da Estrada do Sossego”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Realizado pela gestão estadual, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, com apoio da prefeitura, o evento reúne, até o próximo domingo (1º), apresentações de artistas consagrados da música pernambucana e nacional. Ao longo da temporada, o festival percorreu os municípios de Camaragibe, Recife, Jaboatão dos Guararapes e São José da Coroa Grande, levando grandes atrações e valorizando expressões culturais locais. 

A Tv Pernambuco faz a cobertura do evento com transmissão, ao vivo, direto da Ilha de Itamaracá.

Veja Também

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ao avaliar o alcance e os impactos do Festival Pernambuco Meu País, a secretária de Cultura, Cacau de Paula, fez um balanço da edição.

“Todo esse percurso pelas cinco cidades mostrou que o festival tem alcance em todo o nosso Estado e que temos diversos momentos festivos ao longo do ano, que movimentam a economia e fortalecem a nossa cultura. O festival veio para ficar”, afirmou a titular da pasta.

A iniciativa integra a diretriz da gestão estadual de tratar a cultura como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, social e turístico. O Festival Pernambuco Meu País Verão movimenta cadeias como comércio, serviços, turismo e economia criativa, ampliando o fluxo de visitantes, gerando renda e fortalecendo a identidade cultural dos territórios por onde passa. 

O prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão, enfatizou que a cidade está vivendo um momento histórico.

"Esse é o maior evento já realizado em nossa cidade em todos os tempos. Vai ficar na história e vai ser replicado", finalizou o gestor municipal.

Com a chegada do festival, Itamaracá se consolida como um dos polos culturais do Litoral Norte, reafirmando o potencial da ilha para receber grandes eventos e integrar o calendário permanente de ações culturais e turísticas de Pernambuco.

No primeiro dia de festa, subiram ao palco do festival Natanzinho Lima, Douglas Joan, Caninana e Priscila Senna. A cantora pernambucana Priscila, que participa pela segunda vez desta edição do Pernambuco Meu País, celebrou o reencontro com o público.

“Eu estou me sentindo em casa. É uma honra e um privilégio poder entregar muito brega ao meu Estado”, afirmou.

Nos próximos dias, o público ainda poderá conferir apresentações de artistas consagrados da música pernambucana e nacional, como Lia de Itamaracá, Thiaguinho, Raphaela Santos, Gaby Amarantos, Almir Rouche e Xanddy Harmonia. Moradora do município há cinco anos, Jacira Gomes, de 55 anos, destacou os investimentos que Itamaracá vem recebendo.

“Nossa ilha vinha sofrendo com o abandono, mas agora o Governo do Estado tem tirado obras e projetos do papel. Só temos a agradecer”, afirmou.

Também estiveram presentes na festividade o secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e André Teixeira (Mobilidade e Infraestrutura); o deputado federal Guilherme Uchôa Jr; os prefeitos Elcione Ramos (Igarassu), Jogli Uchôa (Araçoiaba), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Patrick Moraes (Itaquitinga), Júnior de Irmã Têca (Itapissuma) e Armando Pimentel (Itambé), além de vereadores da região.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:24, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac faz aviso de chuva em regiões de Pernambuco
Tempo

Apac renova previsão de chuva nas próximas 24 horas no Grande Recife e Matas Norte e Sul

De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.

Fiscalização da PRF em rodovia.
Estradas

PRF lança Operação Carnaval nas rodovias federais de Pernambuco a partir desta sexta (13)

Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

mais notícias

+

Newsletter