17 de março de 2025 às 17:55 - Atualizado às 18:18
Ambulâncias Foto: Divulgação
Garanhuns é uma das beneficiadas da maior entrega de ambulâncias pelo Governo Federal desde 2023. O município recebeu dois novos veículos para renovar sua frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), orçadas em quase R$ 600 mil. A entrega foi realizada durante cerimônia em Sorocaba (SP), nesta sexta-feira, 14 de março.
“Quando criamos o Samu, em 2003, tínhamos o objetivo de diminuir o tempo entre o acidente e o socorro. Hoje, estamos modernizando e sofisticando o programa, para continuar salvando vidas”, declarou o presidente Lula.
A Secretária de Saúde, Catarina Tenório, representou o município, junto com o diretor de Transportes, Anderson Valença.
“Esta é mais uma conquista para a saúde de Garanhuns. Temos uma gestão alinhada com os interesses da população e um time da saúde que faz acontecer”, comentou a gestora da pasta.
Ao todo, são 789 veículos destinados para 559 cidades de 21 estados brasileiros, marcando a maior entrega de ambulâncias da atual gestão federal.
As novas ambulâncias passam a integrar a frota do Samu, serviço que figura como um dos principais investimentos pelo Governo Municipal. Em 2024, a gestão adquiriu dois veículos, dentre eles, uma UTI móvel, além de ampliar a equipe com 25 novos profissionais.
Criador do SAMU como primeiro ministro da Saúde do presidente Lula, o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, comemorou a entrega de 64 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Pernambuco.
Sendo assim, as unidades móveis integram um pacote nacional de ambulâncias custeado pelo governo federal.
Os veículos serão concedidos, nesta sexta-feira, 14 de março, em uma cerimônia solene com a presença de Lula e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Sorocaba, São Paulo.
As novas ambulâncias fazem parte de um esforço do governo do presidente para renovar e expandir a frota do Samu em todo o território nacional. Somente hoje, serão entregues 789 veículos em 21 estados brasileiros.
Contudo, o investimento total no Samu, entre o primeiro ano de governo Lula até 2026, será de R$ 770 milhões. O foco será nas regiões de maior vulnerabilidade social.
Portanto, essa ação faz parte de uma ampla estratégia para modernizar e ampliar a estrutura do serviço. Anteriormente, o Samu enfrentou sérias dificuldades de manutenção e renovação durante as gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro
2
16:20, 18 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
A vítima, identificada como Gabriel, perdeu o controle da motocicleta e colidiu violentamente com uma manilha de concreto.
De acordo com Carlos Santana, o município deu o maior aumento salarial do estado em 2025.
A escolha do ator para o papel do filho de Deus gerou críticas nas redes sociais, principalmente por ele ter interpretado o antagonista bíblico em um desfile carnavalesco semanas antes.
mais notícias
+