Além de representar um reconhecimento histórico, a medida abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval de Pernambuco.
Galo da Madrugada de 2025 e deputado coronel Alberto Feitosa (PL). Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Na véspera do desfile do Galo da Madrugada, o deputado estadual Alberto Feitosa (PL) relembrou a importância da Lei 13.712/2009, que reconheceu o bloco como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco.
O projeto, de autoria do parlamentar, garantiu esse título ao maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o Guinness Book.
Além de representar um reconhecimento histórico, a lei abre oportunidades para captar recursos públicos e privados, fortalecendo ainda mais o Carnaval de Pernambuco como atração turística de destaque.
“Sempre fui um admirador da cultura pernambucana e, como parlamentar, também fui autor da Lei 16.740/2019, que institui a Segunda-Feira de Carnaval como o Dia Estadual dos Caretas de Triunfo”, destacou Feitosa.
O incentivo à cultura pernambucana também se reflete na Lei 13.726/2009, de sua autoria, que transformou o Teatro de Fazenda Nova, localizado no município de Brejo da Madre de Deus, em Patrimônio Cultural Imaterial e Material de Pernambuco.
O Galo da Madrugada, maior bloco de Carnaval do mundo, toma as ruas do Recife neste sábado, 1º de março. Para curtir a festa com tranquilidade, é essencial se programar com antecedência.
A Prefeitura do Recife e os órgãos de transporte divulgaram um esquema especial que inclui estacionamento gratuito, reforço na frota de ônibus e ajustes no funcionamento do metrô.
Quem for de carro poderá utilizar 1.152 vagas de estacionamento gratuitas em prédios públicos da região.
O acesso será pela Ponte do Limoeiro, que permanecerá aberta até atingir a lotação. Depois disso, a organização bloqueará o tráfego. Confira os locais disponíveis:
Para atender a demanda dos foliões, o transporte público contará com 192 ônibus extras, totalizando 504 veículos e 4.459 viagens ao longo do dia. Os pontos de retorno das linhas de ônibus que levam ao Galo da Madrugada serão:
Os BRTs do Corredor Norte/Sul (1100, 1062 e 1076) funcionarão com ônibus convencionais e seguirão suas paradas habituais. Já os do Corredor Leste/Oeste (2437, 2441, 2444 e 2480) terão como ponto de retorno a Estação do Derby.
Além disso, duas linhas especiais estarão em operação:
Durante o desfile do Galo, o metrô do Recife terá operação diferenciada. As Linhas Sul e Diesel (VLT) não funcionarão, mas ônibus do Corredor Sul atenderão a demanda.
Na Linha Centro, as estações Recife, Joana Bezerra e Afogados estarão abertas das 5h às 23h. As demais funcionarão normalmente até as 13h e, depois desse horário, apenas para desembarque.
Quem optar pelo metrô deve ficar atento: as estações Recife e Joana Bezerra não aceitarão pagamento via PIX. No entanto, essa opção seguirá disponível nas demais estações.
Para facilitar o acesso, um bilhete especial para o evento será vendido nas estações Recife, Joana Bezerra e Afogados pelo valor de R$ 4,25. Além disso, cartões unitários como Cartão Múltiplo do Metrô e Cartão VEM poderão ser utilizados normalmente.
3
14:13, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Festa tem início às 19h com atrações musicais e culturais distribuídas entre os polos Saramandaia, Sítio Histórico e Três Ladeiras.
Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, a cidade será palco de quatro dias de pura emoção, com shows de artistas renomados do forró e da música nordestina.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+