Galo da Madrugada de 2024 com tempo nublado. Foto: Ricardo Labastier/Titular Fotografia
Os foliões que irão curtir curtir o Carnaval no Recife neste sábado, 1º de março e domingo (2), devem ficar atentos à previsão do tempo. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o Sábado de Zé Pereira, dia do Galo da Madrugada, terá tempo parcialmente nublado, com chuvas rápidas e isoladas durante a madrugada e as primeiras horas da manhã.
No entanto, a intensidade será fraca e não deve atrapalhar a festa do Galo.
A temperatura no sábado do Galo ficará entre 25°C e 33°C, com ventos variando de fracos a moderados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê um dia de Galo com "muitas nuvens" pela manhã. Durante a tarde, a tendência é de céu encoberto e pancadas de chuva, que podem ocorrer de forma isolada à noite.
No domingo (2), o Inmet indica um aumento na instabilidade do tempo. O céu ficará nublado, com pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas isoladas ao longo do dia.
Diante dessa previsão, a recomendação para os foliões é levar capas de chuva ou guarda-chuvas, além de se manter hidratado e usar protetor solar para aproveitar a festa com conforto e segurança.
Uma nova onda de calor atinge São Paulo e outros seis estados brasileiros a partir desta sexta-feira, 28. Em algumas cidades gaúchas, a temperatura pode chegar a 43°C durante o carnaval, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O fenômeno deve se estender até o dia 5 de março. Além de São Paulo, as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba serão as mais afetadas pelo calorão.
O calor intenso pode ocasionar pancadas de chuva na Grande São Paulo, mas não será chuva generalizada. Não há previsão de frente fria passando pela costa paulista até a Quarta-Feira de Cinzas.
Como acontece desde o início de 2025, o Sul do país será mais afetado pela nova onda de calor. A previsão do Inmet é que a temperatura atinja 43 graus em áreas pontuais do interior gaúcho.
Na primeira onda de calor, entre 2 e 12 de fevereiro, a cidade de Quaraí, na fronteira com o Uruguai, registrou 43,8°C, a maior temperatura registrada no estado desde 1910.
Segundo os meteorologistas, a região está sob a influência de uma bolha de calor, também conhecida como cúpula de calor, fenômeno caracterizado por uma área de alta pressão que permanece estacionada sobre uma região por vários dias seguidos.
A causa pode ser o El Niño Costeiro, fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal da águas superficiais do Oceano Pacífico, ao longo da costa oeste da América do Sul.
O mês de março começa mais quente que o normal em boa parte do Brasil, com temperaturas acima da média em quase todas as região.
Sudeste: Calor intenso na região até pelo menos o dia 8 de março, com áreas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais registrando temperaturas bem acima da média até o início da segunda quinzena. Tendências de temperaturas mais amenas nos últimos dez dias de março.
Sul: Temperaturas muito elevadas até 10 de março, principalmente no Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Ao longo da segunda quinzena massas de ar frio trazem equilíbrio.
Centro-oeste: Mês quente e abafado em todas as áreas, com temperaturas acima da média principalmente no centro-oeste de Goiás, Distrito Federal e norte do Mato Grosso.
Nordeste: Na faixa leste, o tempo será quente e abafado, com picos de calor intenso desde o centro norte do Maranhão até o interior de Pernambuco e da Bahia.
Norte: Começa o "inverno" amazônico, mas nesta região, o inverno é de calor e muita chuva. As temperaturas estarão um pouco acima da média.
2
3
16:45, 21 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
Ação do Cuida PE no Hospital Armindo Moura realizou procedimentos ortopédicos e reduziu fila de espera no estado
Eduardo Moura afirmou que a Prefeitura do Recife não pode se isentar da responsabilidade de fiscalizar atividades que infringem a legislação.
A lei foi criada em 2015 com o objetivo claro de proteger os animais do sofrimento e maus-tratos, além de modernizar o trânsito e os serviços urbanos da cidade.
mais notícias
+