Pernambuco, 03 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo de Pernambuco exonera diretor de hospital investigado por fraude em concurso do TCE-PE

A medida ocorreu após a deflagração da Operação Crivo, conduzida pela Polícia Civil. A saída foi confirmada nesta quinta-feira, 26 de março, por meio de nota oficial da Secretaria Estadual de Saúde.

Isabella Lopes

26 de março de 2026 às 17:43   - Atualizado às 17:46

Diretor do Hospital de Salgueiro exonerado.

Diretor do Hospital de Salgueiro exonerado. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O Governo de Pernambuco exonerou o diretor do Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro, após o nome dele aparecer em uma investigação sobre fraude em concurso público do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), realizado em 2025. A medida ocorreu após a deflagração da Operação Crivo pela Polícia Civil.

De acordo com as autoridades, o diretor Allain Carvalho está entre os alvos da operação realizada na quarta-feira, 25 de março. A exoneração foi confirmada nesta quinta-feira, 26 de março, por meio de nota oficial da Secretaria Estadual de Saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que adotou medidas administrativas imediatas após tomar conhecimento da operação. Segundo a nota, o órgão realizou a exoneração do gestor e destacou que atua com base na legalidade, transparência e responsabilidade. A secretaria também afirmou que colabora com as investigações em andamento.

“A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que tomou conhecimento da operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e que todas as medidas administrativas cabíveis foram adotadas de forma imediata, resultando na exoneração do diretor citado na operação. A SES-PE reforça que atua com base nos princípios da legalidade, da transparência e da responsabilidade na gestão pública, colaborando integralmente com as autoridades competentes.”

Investigação começou com flagrante

A Polícia Civil iniciou o caso após flagrar um candidato tentando realizar uma prova no lugar de outra pessoa. O suspeito utilizava o método conhecido como “clone”. O delegado responsável explicou que o uso de sósias motivou o início das apurações.

Veja Também

“Esse esquema envolvia a utilização de sósias, clones ou pessoas que se faziam passar por outra para fazer a prova. Esse foi o elemento inicial que nos levou a iniciar as investigações”, afirmou.

Esquema envolvia organização estruturada

A investigação identificou indícios de uma estrutura organizada, com divisão de tarefas entre os envolvidos.

“Passamos a levantar outras notícias de que haveria autores por trás desse esquema criminoso. Conseguimos identificar tanto clientes quanto pessoas que participavam ativamente da organização, seja transportando equipamentos, seja captando novos interessados”, afirmou, o delegado. 

Os investigadores apontaram que integrantes atuavam na captação de interessados e no transporte de equipamentos utilizados nas fraudes. A operação mobilizou mais de 100 policiais civis e cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em Pernambuco e no Rio Grande do Norte. Durante as ações, os agentes recolheram provas, aparelhos eletrônicos e mídias digitais.

“Conseguimos prova do concurso, mídias digitais, celulares, enfim, materiais que podem nos subsidiar em termos de materialidade delitiva”, destacou o delegado.

A Polícia Civil informou que o esquema envolvia pagamentos. Os valores podiam começar em cerca de R$ 5 mil e chegar a aproximadamente R$ 50 mil após aprovação. Os investigadores também identificaram a participação de candidatos e pessoas ligadas diretamente à organização.

Segundo a polícia, há indícios de aprovação de beneficiados, mas a confirmação depende da análise do material apreendido. Entre os alvos também estão servidores públicos de diferentes áreas, incluindo o diretor de um hospital no sertão de pernambuco, mas os detalhes ainda não foram divulgados.

“Há servidores de várias áreas, mas não podemos delinear agora para não prejudicar o sucesso das investigações”, disse.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:31, 03 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Segundo a mãe, a unidade informou que não havia fraldas e roupas disponíveis para trocar o menino.
Investigação

Criança autista é enviada para casa pela escola envolta em saco plástico e com fralda suja na Bahia

Mãe contesta justificativa da direção e cobra providências; Polícia Civil investiga o caso, e prefeitura encaminhou documentos para apuração administrativa.

PMPE amplia uso de drones no policiamento durante as eleições 2026
Operação

Em Pernambuco, PM mobiliza policiais para atuar com drones para reforçar segurança nas eleições 2026

A iniciativa utiliza aeronaves remotamente pilotadas para ampliar o monitoramento e apoiar as equipes de policiamento em diferentes regiões do Estado.

CPRH divulga praias impróprias para banho na RMR
Boletim

Pernambuco: CPRH identifica 14 trechos de praias impróprios para banho; saiba quais são

A classificação considera parâmetros microbiológicos utilizados para avaliar a qualidade da água e os possíveis riscos à saúde dos banhistas.

mais notícias

+

Newsletter