Pernambuco, 07 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Em Jaboatão, prefeitura promove Dia D da vacinação antirrábica neste sábado (9); veja locais

A ação vai acontecer das 9h às 17h, em 115 pontos de imunização distribuídos nas sete regionais do município, contando com a participação de quase 400 profissionais e cerca de 100 voluntários.

Gabriel Alves

06 de novembro de 2024 às 12:34   - Atualizado às 12:48

Dia D de vacinação antirrábica, em Jaboatão.

Dia D de vacinação antirrábica, em Jaboatão. Fotos: Chico Bezerra/PMJG. Edição: Portal de Prefeitura

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes irá realizar neste sábado, 9 de novembro, o Dia D da vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação vai acontecer das 9h às 17h, em 115 pontos de vacinação distribuídos nas sete regionais do município, contando com a participação de quase 400 profissionais e cerca de 100 voluntários.

Os locais de atendimento podem ser acessados por meio do site. Na página, a população poderá identificar os postos mais próximos da sua residência. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar aproximadamente 80 mil pets. É importante que o responsável pelo animal leve o cartão de vacinação neste dia, mas caso não possua o documento, o pet não deixará de ser imunizado. 

“A raiva é uma zoonose, considerada um problema de saúde pública, pois quase 100% das pessoas contaminadas morrem. Vacinar cães e gatos é a única forma de proteger a saúde dos animais e de todos que convivem com eles. Ao vacinar os pets, os tutores estão cumprindo a lei e dando um exemplo de cidadania, não deixando que doenças como a raiva voltem a ser uma ameaça”, reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Freitas.

Este ano, o município iniciou a campanha antirrábica no dia 9 de outubro e seguirá vacinando cães e gatos até o dia 9 de dezembro. A pré-campanha de vacinação vem sendo realizada nos abrigos de animais no município e nas regionais 3, 4, 5, 6 e 7, com a abertura de postos instalados em locais estratégicos. Em breve, também irá realizar uma campanha com a abertura de postos de vacinação nos engenhos. 

Além da campanha, é importante ressaltar que o município realiza a vacinação antirrábica durante todo o ano, em três locais do Jaboatão. São eles: UBS PET no terminal de ônibus de Massangana; UBS PET na praça Murilo Braga, em Cavaleiro; e no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), na PE-17, próximo à UPA de Engenho Velho. O atendimento é feito no horário das 9h às 15h.

Veja Também

Desperdício de vacinas: Ministério da Saúde incinera 10,9 milhões de doses vencidas em 2024

Em 2024, o Ministério da Saúde já incinerou 10,9 milhões de vacinas que expiraram. A maior parte dessas perdas corresponde a vacinas contra a Covid-19, mas também há imunizantes para febre amarela, tétano, gripe e outras doenças.

Esse desperdício pode ser ainda maior, já que há mais 12 milhões de doses vencidas no estoque do Ministério, incluindo 9 milhões da Janssen contra a Covid-19, que também deverão ser incineradas.

Essas informações são da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Em resposta, o Ministério da Saúde afirmou que campanhas de desinformação reduziram a adesão da população às vacinas, mas garantiu que não há escassez de imunizantes no Brasil.

Entre as vacinas já destruídas, cerca de 6,4 milhões de doses eram contra a Covid-19. Em 2024, a doença já provocou mais de 5,1 mil mortes no país, conforme dados do próprio ministério.

A vacina infantil DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, foi a segunda mais incinerada, com 3,1 milhões de doses perdidas. Em seguida, vem a vacina contra a febre amarela, com 663,2 mil doses descartadas.

Como os dados ainda são parciais, o total de vacinas incineradas pode aumentar até o final de 2024. O Ministério também explicou, em ofício, que “não possui gerência sobre a incineração no âmbito estadual”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:17, 07 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes.
Artigo

Marília Arraes: forte candidata nas pesquisas, mas preterida nas chapas majoritárias para 2026

A pré-candidata enfrenta resistência para compor chapas em Pernambuco devido à rejeição eleitoral e cálculos estratégicos.

Aeroporto Internacional do Recife,
Situação

Avião que viajava para Noronha faz pouso de emergência no Recife após suspeita de bomba

Segundo a Polícia Federal, não foi identificado qualquer risco ou irregularidade, e os passageiros desembarcaram em segurança na capital pernambucana.

Metrô do Recife.
Concessão

Leilão do Metrô do Recife já tem data prevista para acontecer; saiba qual

As sugestões para a concessão podem ser enviadas até 23 de março, encerrando a etapa de participação pública.

mais notícias

+

Newsletter