Pernambuco, 08 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Desperdício de vacinas: Ministério da Saúde incinera 10,9 milhões de doses vencidas em 2024

Cerca de 6,4 milhões dessas doses eram contra a Covid-19.

04 de novembro de 2024 às 08:26   - Atualizado às 08:57

Vacina.

Vacina. Foto: Débora F. Barreto-Vieira/Fiocruz

Em 2024, o Ministério da Saúde já incinerou 10,9 milhões de vacinas que expiraram. A maior parte dessas perdas corresponde a vacinas contra a Covid-19, mas também há imunizantes para febre amarela, tétano, gripe e outras doenças.

Esse desperdício pode ser ainda maior, já que há mais 12 milhões de doses vencidas no estoque do Ministério, incluindo 9 milhões da Janssen contra a Covid-19, que também deverão ser incineradas.

Essas informações são da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Entre no nosso canal de transmissão e fique por dentro das nossas notícias

Em resposta, o Ministério da Saúde afirmou que campanhas de desinformação reduziram a adesão da população às vacinas, mas garantiu que não há escassez de imunizantes no Brasil.

Leia Também

Entre as vacinas já destruídas, cerca de 6,4 milhões de doses eram contra a Covid-19. Em 2024, a doença já provocou mais de 5,1 mil mortes no país, conforme dados do próprio ministério.

A vacina infantil DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, foi a segunda mais incinerada, com 3,1 milhões de doses perdidas. Em seguida, vem a vacina contra a febre amarela, com 663,2 mil doses descartadas.

Como os dados ainda são parciais, o total de vacinas incineradas pode aumentar até o final de 2024. O Ministério também explicou, em ofício, que “não possui gerência sobre a incineração no âmbito estadual”.

Vacinação contra a Covid-19 começou com atraso

As campanhas de vacinação têm sido um desafio. No caso da Covid-19, a vacinação começou atrasada, em maio, e com imunizantes próximos ao vencimento.

A crise na vacinação, no entanto, não é recente. Desde 2016, o país observa uma queda nas coberturas vacinais de doenças como meningite e HPV. Em certos momentos, houve até falta de estoque, o que não ocorre atualmente, segundo o ministério.

As taxas de vacinação tiveram um aumento parcial no último ano, retirando o Brasil da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas, segundo estimativas divulgadas em julho pela OMS e Unicef.

Posicionamento do Ministério da Saúde sobre vacinas incineradas

Em nota, o Ministério explicou que as vacinas contra a Covid-19 são alvo de campanhas de desinformação, provocando “desconfiança sobre a eficácia e segurança do imunizante, impactando a adesão da população”.

Para minimizar desperdícios e garantir uma proteção efetiva, o Ministério adotou novidades para a compra de vacinas contra a Covid-19 neste ano: entrega parcelada pelo laboratório conforme a demanda da pasta e possibilidade de troca pela versão mais atual aprovada pela Anvisa.

Além disso, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) implementa práticas de gestão como cláusulas de troca para lotes próximos ao vencimento, contratos plurianuais para maior eficiência, monitoramento contínuo de estoques e reuniões mensais com laboratórios para ajustar cronogramas.

O ministério ainda destacou que “perdas percentuais mínimas são previstas mundialmente na formulação de políticas públicas de saúde, considerando a necessidade de uma reserva técnica”.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

04:12, 08 Dez

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gleisi Hoffmann afirma que PT discutirá com governo sobre mudanças no BPC devido ao pacote de gastos.
Declaração

Gleisi Hoffmann afirma que PT discutirá com governo sobre mudanças no BPC devido ao pacote de gastos

As falas ocorreram neste sábado, 7 de dezembro, após uma reunião fechada do diretório nacional do partido, em Brasília (DF), onde a cúpula realizou a votação de uma nova resolução política da legenda

A ocorrência e os envolvidos foram encaminhados para Delegacia, para prestarem outros esclarecimentos sobre a procedência do automóvel e onde será investigado o caso.
Incidente

Homem é detido pela PRF com carro furtado e afirma que veículo foi dado como pagamento de dívida

A ocorrência e os envolvidos foram encaminhados para Delegacia, para prestarem outros esclarecimentos sobre a procedência do automóvel e onde será investigado o caso.

Momento da prisão dos suspeitos.
Ação

CASO GRITZBACH: polícia prende três suspeitos de participar da execução do delator do PCC

No dia 8 de novembro, um tiroteio foi registrado, que resultou na morte do empresário Vinícius Lopes Gritzbach e de um motorista de aplicativo que estava trabalhando no local.

mais notícias

+

Newsletter