Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputada solicita ao MPPE investigação sobre negligência pública em bairro de risco no Recife

O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.

Portal de Prefeitura

25 de março de 2025 às 15:24   - Atualizado às 15:36

Deputados em visita ao bairro de Coqueiral no Recife

Deputados em visita ao bairro de Coqueiral no Recife Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) enviou uma representação ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), solicitando investigação sobre a possível negligência no bairro Coqueiral, que sofre com o risco de deslizamento de barreiras. O bairro, localizado na região limítrofe do Recife, possui áreas planas e de morro que ficam especialmente vulneráveis durante o período de chuvas.

O pedido surgiu após uma visita de fiscalização realizada pela deputada em 20 de março. Acompanhada pelas vereadoras Kari Santos (PT) e Jô Cavalcanti (PSOL), além do deputado João Paulo (PT), Dani Portela ouviu os relatos de moradores que vivem em áreas de encostas, que estão expostos a constantes riscos de deslizamento.

Dossiê e ações do poder público

Após a visita, o gabinete de Dani Portela produziu um dossiê com informações detalhadas sobre a situação no Coqueiral, que foi encaminhado ao Ministério Público junto com o pedido de investigação. O dossiê inclui documentos e requerimentos feitos questionando a falta de ações concretas para resolver a crise de segurança no bairro.

Em sua fala, a deputada destacou que a situação em Coqueiral tem sido negligenciada desde 2022, quando o bairro começou a ser monitorado devido ao risco de deslizamentos. "Vimos mais uma vez a continuidade da negligência do poder público. As casas são destruídas a cada chuva. A prefeitura do Recife e o governo precisam agir com urgência", afirmou Portela.

Desafios enfrentados pela comunidade

Em uma audiência pública realizada em fevereiro na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), moradores de Coqueiral relataram o agravamento da insegurança devido às cinco barreiras em risco de deslizamento, que afetam mais de 20 casas e 97 pessoas. O Coletivo Coqueiral, formado pelos moradores, solicitou medidas emergenciais, como a construção da encosta e a instalação de lonas de proteção, mas as demandas ainda não foram atendidas.

As famílias afetadas também receberam propostas de remoção e auxílio aluguel, com apenas oito famílias aceitando a oferta. A falta de resposta por parte dos órgãos responsáveis tem gerado grande preocupação entre os moradores, que seguem expostos aos riscos de desastres naturais.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:17, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché.
Compromisso

Raquel Lyra e Lula visitam expansão da fábrica da Aché que vai fornecer remédios ao SUS

Após a agenda, a governadora destacou que o investimento reforça o desenvolvimento econômico de Pernambuco, impulsionando a inovação e gerando empregos.

Metrô do Recife.
Disponível

Metrô do Recife: foliões terão opção funcionando no dia do Galo da Madrugada; veja horários

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) ameaçou paralisar as atividades durante a passagem do bloco, mas decidiram em Assembleia manter os serviços.

Abertura do Carnaval de Olinda.
Folia

Felipe Andrade participa, ao lado de Raquel Lyra, da abertura do Carnaval de Olinda

Para o vice-prefeito de Paulista, o momento simboliza mais do que uma agenda institucional.

mais notícias

+

Newsletter