Pernambuco, 09 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputada Rosa Amorim em defesa de Erika Hilton: 'Governo Trump desrespeita a identidade de gênero'

Por meio das redes sociais, a parlamentar classificou a atitude do governo norte-americano como "inaceitável".

Fernanda Diniz

17 de abril de 2025 às 16:00   - Atualizado às 16:03

Deputadas Rosa Amorim e Erika Hilton e o presidente Donald Trump.

Deputadas Rosa Amorim e Erika Hilton e o presidente Donald Trump. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

A deputada estadual Rosa Amorim (PT) saiu em defesa da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), após os Estados Unidos emitirem um novo visto para a parlamentar com a identificação de gênero masculino. Erika viajaria ao país para participar de palestras nas universidades de Harvard e MIT.

Por meio das redes sociais, Rosa Amorim classificou a atitude do governo norte-americano como "inaceitável".

"É inaceitável que o governo Trump desrespeite a identidade de gênero de @ErikakHilton, emitindo um visto com o gênero masculino, apesar de seus documentos oficiais indicarem o contrário. Isso é transfobia de Estado e uma afronta à nossa soberania. Toda solidariedade a Érika!", escreveu a deputada pernambucana.

Na mesma publicação, Rosa também alertou para os impactos globais desse tipo de postura e destacou os riscos de que discursos de ódio sejam replicados no Brasil por grupos bolsonaristas.

"A transfobia do governo Trump não retira os direitos apenas de quem mora nos EUA. Estamos vendo na prática com o caso da deputada @hilton_erika que essa escalada transfóbica e misógina contra a comunidade trans pode afetar pessoas no mundo inteiro. A retirada dos direitos das mulheres por lá pode inclusive ser um guia para que os bolsonaristas repliquem aqui seu projeto de ódio, mas não permitiremos. Estamos com você, Erika!"

Entenda o caso 

 

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi afetada por uma nova política dos Estados Unidos e teve seu visto emitido com identificação no gênero masculino. A parlamentar viajaria ao país para participar de palestras nas universidades de Harvard e MIT.

Segundo Hilton, o Itamaraty já foi acionado, e ela pretende denunciar o caso à Organização das Nações Unidas (ONU), por considerar a situação como um ato de transfobia.

"É transfobia de Estado. Trump transformou o governo americano em máquina de perseguição a minorias", declarou a parlamentar em nota.

Erika Hilton participaria do painel "Diversidade e Democracia", ao lado de outras autoridades brasileiras, durante o evento "Brazil Conference at Harvard & MIT 2025", que ocorreu no sábado, 12 de abril. 

Em entrevista ao jornal O Globo, a deputada contou que estava pronta para embarcar quando recebeu o visto com o gênero masculino e decidiu não seguir com a viagem.

Tanto a certidão de nascimento quanto o passaporte da deputada registram seu gênero como feminino. Em 2023, a embaixada dos Estados Unidos havia emitido um visto com essa mesma identidade.

Recentemente, os Estados Unidos suspenderam a emissão de passaportes com o gênero "X", destinado a pessoas não binárias, em decisão tomada no dia 25 de janeiro deste ano, cinco dias após a posse do novo governo.

“É muito grave o que os Estados Unidos tem feito com as pessoas trans que vivem naquele país e quem lá ingressa. É uma política higienista e desumana que além de atingir as pessoas trans também desrespeitam a soberania do governo brasileiro em emitir documentos que devem ser respeitados pela comunidade internacional", afirmou Erika Hilton em nota.

Nas redes sociais, a deputada criticou a medida.

Sim, é verdade. Fui classificada como do "sexo masculino" pelo governo dos EUA quando fui tirar meu visto para ir à Brazil Conference, na Universidade de Harvard e no MIT.

Não me surpreende. Isso já está acontecendo nos documentos de pessoas trans dos EUA faz algumas semanas.

Não me surpreende também o nível do ódio e a fixação dessa gente com pessoas trans. Afinal, os documentos que apresentei são retificados, e sou registrada como mulher inclusive na certidão de nascimento.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:36, 09 Jul

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cursos de licenciatura oferecidos por Polo Garanhuns em parceria com UFRPE.
Oportunidade

Garanhuns e UFRPE abrem 71 novas vagas de cursos de licenciatura; veja como participar

Os cursos são na modalidade semipresencial, ou seja, o aluno precisa comparecer presencialmente ao polo em alguns dias.

Raquel Lyra na Fenearte.
Agenda

Raquel Lyra realiza abertura oficial da 25ª edição da Fenearte nesta quarta-feira (9)

O evento será realizado de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções, Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).

Diego Cabral convoca novos guardas municipais em Camaragibe.
Solenidade

Diego Cabral promove cerimônia de formatura dos 138 novos guardas municipais de Camaragibe

O prefeito destacou a importância do reforço no efetivo para elevar a qualidade dos serviços prestados de combate à criminalidade no município.

mais notícias

+

Newsletter