Pernambuco, 11 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cratera se abre na Orla do Janga após fortes chuvas; prefeitura detalha plano de contenção

O município registrou um acumulado superior a 115 milímetros de chuva em aproximadamente 12 horas. O grande volume de precipitação agravou os efeitos da erosão costeira.

Redação

04 de agosto de 2026 às 11:23   - Atualizado às 11:25

Cratera na Orla do Janga.

Cratera na Orla do Janga. Foto: Divulgação

Uma cratera se abriu na Orla do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, após as fortes chuvas registradas desde a madrugada desta terça-feira, 4 de agosto. Diante da situação, a Prefeitura do Paulista informou que equipes da Defesa Civil Municipal foram mobilizadas para isolar preventivamente um trecho da Avenida João Fonseca de Albuquerque, com o objetivo de garantir a segurança da população e reduzir os riscos no local.

Segundo a administração municipal, o município registrou um acumulado superior a 115 milímetros de chuva em aproximadamente 12 horas. O grande volume de precipitação agravou os efeitos da erosão costeira em um dos pontos mais sensíveis da orla.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O que diz a Prefeitura do Paulista

Em nota oficial, a prefeitura explicou que a medida de isolamento busca evitar acidentes enquanto as equipes técnicas acompanham a situação da área afetada. O município também informou que segue monitorando as condições da orla e das demais regiões que sofreram impactos provocados pelas chuvas.

Além das ações emergenciais, a gestão municipal detalhou o andamento do projeto que prevê obras estruturais para conter o avanço do mar em diferentes pontos da faixa litorânea de Paulista. Segundo a prefeitura, o município já avançou nas tratativas com o Governo Federal para garantir os recursos necessários à execução das intervenções.

O investimento previsto ultrapassa R$ 24 milhões. O projeto foi elaborado em conjunto pela Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, e pela Secretaria de Infraestrutura, com base em levantamentos técnicos realizados nas áreas consideradas mais vulneráveis ao processo de erosão costeira.

Veja Também

De acordo com a administração municipal, as obras contemplam cinco trechos da orla. O planejamento prevê uma intervenção na praia do Janga, duas em Pau Amarelo, uma em Nossa Senhora do Ó e outra em Maria Farinha. Esses locais foram definidos como prioritários devido ao avanço do mar e aos danos registrados nos últimos anos.

A prefeitura informou ainda que as equipes técnicas trabalham desde o início da atual gestão na elaboração dos estudos e dos projetos exigidos para viabilizar a obtenção dos recursos federais. Segundo o comunicado, representantes do município viajaram a Brasília para apresentar o projeto e acompanhar as negociações junto ao Governo Federal.

Durante esse processo, técnicos da Defesa Civil Nacional também realizaram uma vistoria em Paulista para analisar os pontos incluídos no projeto. Posteriormente, no dia 17 de julho, representantes da Defesa Civil Nacional, da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Infraestrutura participaram de uma reunião técnica para discutir os ajustes finais da proposta, incluindo a atualização do orçamento previsto.

Segundo a prefeitura, o projeto prevê a execução de obras de enrocamento aderente, técnica utilizada para reduzir o avanço do mar, proteger a infraestrutura urbana e minimizar os impactos causados pela erosão costeira ao longo da faixa litorânea.

A administração municipal informou que todas as etapas sob responsabilidade da Prefeitura do Paulista já foram concluídas. Conforme a nota, não existem pendências por parte do município para o andamento do processo.

Enquanto aguarda a conclusão dos trâmites federais, a Defesa Civil Municipal mantém contato com a Defesa Civil Nacional para acompanhar os procedimentos necessários à formalização do convênio e à liberação dos recursos destinados às obras.

Após a conclusão dessa etapa, a prefeitura informou que abrirá o processo licitatório para contratar a empresa responsável pela execução das intervenções, conforme determina a legislação. A expectativa apresentada pela gestão municipal é iniciar as obras ainda este ano, desde que os procedimentos sob responsabilidade do Governo Federal sejam finalizados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:21, 11 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A vítima foi identificada como Doralice Margarida Duarte de Santana.
Homicídio

Idosa de 65 anos é assassinada com golpes de foice na zona rural de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco

Segundo informações da Polícia Militar, a idosa havia saído de casa em direção à residência de uma vizinha quando foi abordada por dois homens.

A vítima foi identificada como Helena Adriely.
Tragédia

Menina de 10 anos é encontrada morta após possível acidente com corda de balanço em Ingazeira, no Sertão de Pernambuco

De acordo com as informações repassadas sobre o caso, a criança estava no balanço acompanhada de uma irmã, que é um pouco mais velha.

Chuva no Recife
Tempo

Apac prevê chuva em diferentes regiões de Pernambuco nesta terça (11); confira onde pode chover

De acordo com os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima, as temperaturas máximas podem chegar a 33°C, enquanto a mínima prevista é de 16°C.

mais notícias

+

Newsletter